Educação

17/03/2016 21:18

Alunos da EREMSAL assistem a palestra sobre o Aedes aegypti, que foi ministrada por membros do Ministério da Saúde

Na manhã desta quinta-feira (17/03) os alunos do 2º Ano do Ensino Médio da Escola de Referência em Ensino Médio de Salgueiro (EREMSAL), receberam os agentes do Ministério da Saúde no refeitório da unidade escolar, os mesmo palestraram sobre o Mosquito Aedes Aegypti. A palestra abordou o Ciclo de vida do mosquito, as formas de prevenção, os locais onde os insetos gostam de por os ovos e muitas outras informações que são essenciais para o combate ao aedes. Também foi abordado as doenças Chikungunya, Zika Vírus e Guillain-Barré.

Foram mostrados dados da cidade de Salgueiro em relação a Dengue nos bairros da cidade; confira abaixo a tabela que foi enviada pelos palestrantes ao nosso email: Clique no link abaixo

I.I.P. por Bairro 1.doc (37376)

Os alunos ainda tiraram dúvidas e receberam cartilhas e panfletos sobre como previnir o mosquito e como proceder em caso de encontrar focos, ovos ou larvas do mosquito na sua residência. Foram citadas algumas curiosidades sobre o mosquito. A cidade de Salgueiro se encontra no alerta máximo para casos de dengue com uma média de 3,5% no índice de Infestação Geral da cidade, o que é alarmante.

Por Victor Simão - DA REDAÇÃO SALGUEIRO NOTÍCIAS

—————

08/03/2016 23:12

EREMSAL faz homenagem as alunas em comemoração ao Dia Internacional da Mulher

Na manhã dessa terça-feira (08), a Escola de Referência em Ensino Médio de Salgueiro (EREMSAL) homenageou todas as alunas, professoras e outras profissionais que trabalham no local em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.

Pela manhã as mulheres que estavam presentes no local receberam rosas, que foram adquiridas com a ajuda de todos os meninos da instituição, também foram entregues chocolates. Na programação matinal, além das flores e chocolates houve também a apresentação do cantor Dorge e a declamação de alguns poemas por parte do professor Clodoaldo.

Após o lanche, 15h, a programação continuou e todos os alunos e alunas prestigiaram apresentação de peças teatrais, música, poemas, e muitas outras atividades.

Por Victor Simão - DA REDAÇÃO SALGUEIRO NOTÍCIAS

—————

29/02/2016 20:36

Curso FIC de Manejo Geral oferta 50 vagas para criadores de caprinos e ovinos

Começaram nesta segunda-feira (29) as inscrições para o curso de Manejo Geral de Caprinos e Ovinos de corte, oferecido pelo campus Salgueiro do IF Sertão-PE na modalidade Formação Inicial e Continuada (FIC). São 60 vagas que podem ser preenchidas por criadores residentes no município, filiados ou não à Associação de Criadores de Caprinos e Ovinos de Salgueiro (ASCOSAL).

Para se inscrever é preciso comparecer à sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Salgueiro, localizado no Bairro Santo Antonio, das 8h Às 12h, e apresentar original e cópia do RG, CPF, comprovante de residência e declaração do Sindicato que confirme a condição de criador ou de parente de criador de caprinos e ovinos. Quem for associado da ASCOSAL ainda deve apresentar declaração do órgão.

As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição, dando preferência a criadores associados ou parentes dos mesmos. De acordo com o edital nº04/2016, o resultado com a lista de candidatos matriculados no curso será divulgado dia 28/03. Já as aulas começam dia 06/04, no turno da manhã, e serão ministradas na sede do Sindicato pelo Médico Veterinário do campus Murilo Duarte.

A participação dos produtores rurais do município de Salgueiro em cursos como este é muito importante para os mesmos se capacitarem ainda mais na produção caprina e ovina no sertão. A atividade ainda apresenta-se de forma muito rústica na região e carece de aperfeiçoamento, inovação e dedicação dos produtores para seu pleno desenvolvimento no semiárido nordestino

Confira o edital do curso AQUI


Por Deivyson Barros - Informaçõess retiradas do site do IF Sertão-PE 

—————

27/02/2016 01:07

Escolas de Salgueiro fazem ação de conscientização sobre o Aedes aegypti no bairro COHAB

DSC_0090

Na manhã desta sexta-feira (26), a Escola Professora Maurina Rodrigues iniciou uma campanha de conscicentização pelas ruas do bairro COHAB, onde fica situada. 

A ação começou por volta das 8h com concentração dos alunos e professores na frente da instituição. Depois todos saíram em camihada pelas ruas com cartazes, banners e um carro de som. A campanha denominada "Aedes aegypti: Esta guerra é nossa" tem como objetivo informar a população sobre a importância da conscientização, prevenção e combate ao mosquito. Alunos, professores e agentes de saúde estão passando pelas ruas e casas para fazer este trabalho grau impotantissímo para toda a população, não só do bairro cohab como de toda a cidade.

A escola Maurina teve o apoio da Escola Francisca Aurora que também ajudou na ação e participou da caminhada. A Secretaria de Saúde também participou do evento organizado pela escola.

Por Victor Simão - DA REDAÇÃO SALGUEIRO NOTÍCIAS 

—————

15/02/2016 20:52

Volta às aulas para os alunos do estado de Pernambuco

Na data de hoje, 15, milhares de alunos retornaram as suas rotinas em suas novas ou antigas escolas; a volta às aulas é sempre um período esperado por muitos. Em Salgueiro-PE, interior do estado, a Escola de Referência em Ensino Médio de Salgueiro (EREMSAL) recepcionou os alunos do 2º e 3º ano com uma apresentação calorosa, houve apresentação dos cantores locais Paulo e Ricardo, dos professores, e às 10h os alunos seguiram do pátio para suas devidas salas.

  Os alunos do 1º ano já haviam comparecido na escola nos dias 11 e 12 para uma socialização com o ambiente e com as regras da instituição, é um processo que ocorre todos os anos.

Por Victor Simão - DA REDAÇÃO SALGUEIRO NOTÍCIAS

—————

29/01/2016 20:03

Em Salgueiro, Caravana da Proteção Social faz caminhada da conscientização em vários bairros da cidade

Foto- Victor Simão - SALGUEIRO NOTÍCIAS

A Caravana da Proteção Social, bloco criado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, integrado pelas equipes do Creas regional, NUPREV SERTÃO (Núcleo de Prevenção à Violência no Sertão), Creas municipal e Conselho Tutelar, visa neste clima de carnaval conscientizar os comerciantes e a população sobre o Abuso e Exploração Sexual, venda de bebidas alcoólicas a Crianças e Adolescentes, não só nesse carnaval como em todos os dias.

A caminhada já havia sido feita em outros bairros da cidade, porém, ontem, quinta-feira, 28, foi a vez do bairro COHAB. Os participantes do bloco percorreram cinco ruas distribuindo adesivos e conscientizando a população através de um carro de som até chegar na Praça CEU, onde, lá com a ajuda da Secretaria Municipal de Saúde ocorreu a realização de exames de HIV e Sífilis gratuitamente para as pessoas do bairro, também distribuiram panfletos e cartilhas falando sobre as DST´s, realizaram a distribuição de preservativos para jovens e adultos gratuitamente.

A Caravana da Proteção Social já passou pelos bairros Divino Espírito Santo e Santa Margarida, COHAB; e nessa sexta-feira, 29, passou pelo bairro Planalto, encerrando assim a  Caravana da Proteção Social.

Foto- Victor Simão - SALGUEIRO NOTÍCIAS

Foto- Victor Simão - SALGUEIRO NOTÍCIAS

Foto- Victor Simão - SALGUEIRO NOTÍCIAS

Foto- Victor Simão - SALGUEIRO NOTÍCIAS


Foto- Victor Simão - SALGUEIRO NOTÍCIAS


Foto- Victor Simão - SALGUEIRO NOTÍCIAS


Foto- Victor Simão - SALGUEIRO NOTÍCIAS


Foto- Victor Simão - SALGUEIRO NOTÍCIAS

 

Por Victor Simão - DA REDAÇÃO SALGUEIRO NOTÍCIAS

—————

20/01/2016 18:05

Alunos da EREMSAL são aprovados em diversas universidades pelo ENEM

Imagem retirada da página da EREMSAL

Alunos da Escola de Referência em Ensino Médio de Salgueiro (EREMSAL) foram aprovados pelo Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) em várias universidades do Brasil e em vários cursos. "Os feras" como são chamados os alunos do 3º ano do ensino médio foram aprovados em Medicina, Medicina Veterinária, Fisioterapia, Engenharia Civil, Engenharia da Computação, Engenharia Agronômica, Matemática, Enfermagem e Administração. Ao todo 38 alunos foram aprovados e vão seguir vida acadêmica.

Parabéns a todos que formam a família EREMSAL, vocês fazem um belo trabalho.

Conheça alguns dos aprovados da instituição EREMSAL:

   Maria Eugênia Martins: Medicina – UNIVASF

    Emmilly Souza: Engenharia Agronômica – UFPI

    Júlia Brenda: Direito – UFCG

    Eronildo Júnior: Engenharia de Computação - UNIVASF

Por Victor Simão – DA REDAÇÃO SALGUEIRO NOTÍCIAS

—————

13/01/2016 18:08

No 2º dia do Sisu, sobem as notas de corte da Univasf e do IF Sertão-PE

O Ministério da Educação divulgou nesta quarta-feira (13) as notas de corte do 2º dia do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) registrou um aumento nas notas de corte em relação ao primeiro dia de inscrição no sistema. Os cursos mais concorridos continuam sendo os de Medicina e Engenharia Civil. O Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE), também teve alta em alguns cursos nas notas de corte e as graduações que lideram são Computação e Química.

A nota de corte de Medicina, campus Sede, passou de 763,88 para 765,98. Enquanto que o curso em Paulo Afonso, foi de 761,30 para 764,98. A alta também foi verificada na nota de corte do Curso de Engenharia Civil que foi de 691,30 para  698,26. A Univasf oferece 27 graduações no sistema e 1.490 vagas disponíveis nos campi Petrolina sede, Ciências Agrárias, Juazeiro-BA, Paulo Afonso-BA, Senhor do Bonfim-BA e São Raimundo Nonato-PI.

No IF Sertão-PE subiu a nota do curso de Química de 581,81 para 602,25. Enquanto que a graduação em Computação teve uma pequena queda da nota de 608,96 para 607,33, mas ainda continua a maior entre os cursos oferecidos no campus de Petrolina. A instituição tem 207 vagas oferecidas nos campi das cidades pernambucanas de Petrolina,Salgueiro e Floresta.

Na quinta-feira (14), às 9h, a nota de corte será novamente atualizada e publicada no site do Sisu e pode aumentar conforme a inscrição dos estudantes. A nota de corte é apenas uma referência e não assegura a classificação final. Para disputar as vagas os candidatos precisam ter participado da edição de 2015 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e não ter obtido nota zero na Redação.

O resultado da chamada regular será divulgado no dia 18 de janeiro na página do Sisu e nas instituições de ensino superior.

Por Deivyson Barros - Da redação G1 Petrolina e região

—————

13/01/2016 17:52

Nuprev Sertão planeja ações para proibição da venda de bebidas alcoólicas para menores durante as festividades carnavalescas

Em reunião na manhã dessa terça-feira (12), a equipe do Nuprev Sertão/SDS, em parceria com o 8° BPM, e em conjunto com a rede de apoio (CREAS, CRAS e Conselho Tutelar), planejou ações preventivas para a proibição da venda de bebidas alcoólicas a menores de 18 anos durante as festividades carnavalescas.

Também foi discutido como combater o abuso e a exploração sexual contra crianças e adolescentes no período de Carnaval. Nesse primeiro momento ficaram acertadas quatro ações, que acontecerão nos dias 21, 22, 28 e 29 de janeiro, com caminhadas de mobilização, sensibilização e panfletagem nos bairros de maiores vulnerabilidades sociais de Salgueiro.

Por Deivyson Barros - Da redação do Blog Alvinho Patriota

—————

10/12/2015 23:12

Pastoral Carcerária de Salgueiro e Verdejante realiza Campanha Solidária para arrecadar donativos

A Campanha Solidária realizada pelas duas pastorais ( de Salgueiro e Verdejante) é voltada ao arrecadamento de donativos para os reeducandos dos sistemas prisionais das duas cidades.

Estão sendo arrecadados roupas, toalhas, cobertores e produtos de higiene pessoal dos presídios. As doações devem ser feitas nas secretarias das paróquias de Salgueiro e Verdejante junto aos membros da Pastoral Carcerária. A campanha prosseguirá até o proxímo dia 21 no Sertão Central.

Outras informações pelo telefone (87) 3871-0774 / 3871-3128 / 3871-3192.

Por Victor Simão - DA REDAÇÃO SALGUEIRO NOTÍCIAS

—————



Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!