Educação

11/04/2015 20:51

Professores da rede de ensino estadual decretam greve por tempo indeterminado

No Estado, 650 mil alunos ficarão sem aula a partir de segunda-feira

Os professores da rede estadual de ensino decretaram greve na tarde desta sexta-feira por tempo indeterminado. No Estado, 650 mil alunos ficam sem aula a partir da próxima segunda-feira. Decisão foi tomada em assembleia por 1.500 professores na quadra de esportes do Clube Português, na área central do Recife.

A principal reivindicação da categoria é o pagamento do reajuste de 13,01% do piso salarial do magistério para todos os docentes e não apenas para aqueles que tem magistério, como foi aprovado pelo Legislativo. O aumento só contempla 10% dos professores. Segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe), ficam sem reajuste 45.750 profissionais.

Durante a próxima semana, a categoria realizará mobilizações. Na sexta-feira, haverá nova assembleia.

FONTE: TRIBUNA BELMONTENSE

—————

07/04/2015 00:35

PROFESSORES DE PERNAMBUCO PARALISAM NOVAMENTE AS AULAS

Os professores ligados a rede estadual de Pernambuco paralisarão novamente as aulas nesta quarta e quinta-feira  (8 e 9 de abril). 

 Os professores irão parar suas atividades pedágogicas nessa quarta e quinta-feira, a parada durará 48 horas. Os motivos são básicamente os mesmos da primeira paralisação que ocorreu no mês de março nos dias 25 e 26. Os professores com o apoio do SINTEPE (Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco) procuram reivindicar o aumento do piso salárial de 13,01%.

 Conforme o previsto na lei nº 11.738/2008, os professores tem direito ao aumento de 13,01% no piso salárial ao ano. E o governo federal disponibiliza 60% da quantia nessesária para efetuar o pagamento dos profissionais, ou seja, o estado(neste caso Pernambuco) entra com apenas 40% do valor. Mas, segundo os professores que foram consultados, Paulo Câmara então governador do estado de Pernambuco disse que o estado não tinha verbas para pagar oque é de direito deles, e que é assegurado por lei. Por isso essa paralização, que serve como alerta para os governantes.

"A Educação não é, e nunca foi prioridade para os governantes", e se calarmos e cruzarmos os braços, essa profissão entrará em extinção e como ficará o futuro do país ? Vamos ceder as velhas raposas ? Eu posso perder a esperança diante de muitas coisas na política, no entanto jamais na EDUCAÇÃO" disse uma professora que preferiu não ter o seu nome citado.

 "O professor de modo geral é a profissão mais importante que temos hoje, amanhã e sempre, pois através deles é que os futuros  médicos, advogados, engenheiros etc, apredem e também compartilham o seu saber.  O professor não esta ali só para ensinar, mas também para aprender." Opinião do editor

PELA REDAÇÃO DO SAGUEIRO NOTÍCIAS

 

—————

04/04/2015 12:23

Olhar as estrelas? Do Chile é melhor

Observatório La Silla, no Chile.

O Chile é um paraíso para astrônomos e todos aqueles que gostam de admirar e observar o universo. Posição geográfica, atmosfera e clima tornam o país um lugar privilegiado para o estudo astronômico. Como consequência, o investimento internacional em observatórios chilenos permite o avanço tecnológico e a compra de equipamentos de ponta, alavancando a pesquisa e também o turismo, já que muitos destes centros de observação estão abertos ao público.

Um importante fator para a visibilidade do universo é a camada atmosférica. Quanto mais alto o telescópio for colocado, menor será a influência dos gases atmosféricos na imagem, por isso observatórios costumam ser construídos no alto de montanhas. Mas a altitude, sozinha não garante uma boa observação do espaço, explica Marcelo Brückmann, que é físico e técnico do Laboratório de Astronomia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Pucrs).

“Não adianta colocar um observatório em um lugar muito alto em que o clima não ajude.”Regiões com clima instável, com muita chuva ou neve têm a visibilidade astronômica prejudicada. A poluição luminosa, produzida pelas grandes cidades, também atrapalha a visão do universo.

Com 90% do ano sem precipitações metereológicas, longe dos centros urbanos e com picos acima de 2 mil metros de altitude, o deserto do Atacama, no Chile reúne alguns dos principais observatórios do mundo. Muitos deles abertos ao público, confira cinco destinos chilenos para quem gosta de olhar as estrelas.

FONTE: MSN noticias/ educacao

 

—————

30/03/2015 20:30

Senar-PE e IF Sertão-PE realizaram três cursos em Ouricuri

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Pernambuco (Senar-PE) e Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE) ofereceram três curso profissionalizantes em Ouricuri, entre os dias 23 a 28 de março. No Complexo da Agroindústria do IF foram oferecidos os cursos de Doces, Hortaliças e Beneficiamento de Pescado.

Os alunos aprenderam no curso de Doces a fazer doce cremoso, em corte e comporta de banana e de goiaba, cocada e geleia de goiaba, umbu e acerola. Em Beneficiamento de Pescados, os estudantes prepararam polpa, kibe, caldo, torta, bolinho, pirão, tapioca e muqueca de Tilápia, além dos pratos Peixe ao Forno e Peixe Assado.

Já na capacitação de Hortaliças, foi ensinado o modo de preparo para Picles, Catchup, Tempero Seco, Molho de Alho e Alho Desidratado. Os professores do Senar, que ministraram os cursos, tiveram suporte dos servidores do IF, Silvio Fernandes e Thiago Coelho.

 

 

 

FONTE: BLOG DE ALVINHO PATRIOTA 

—————

29/03/2015 02:50

EXMEPLO PARA TODOS NÓS, FILHO DE CATADORA DE LIXO PASSA EM ESCOLA FEDERAL ESTUDANDO COM LIVROS ENCONTRADOS NO LIXO!

Você acredita que nascimento privilegiado é tudo? Pois esta história vai te provar o contrário. Thompson Vitor, de 15 anos de idade, filho de uma catadora de lixo, passou em primeiro lugar no exame de seleção do Instituto Federal do Rio Grande do Norte.
O garoto não desistiu do sonho de ter uma vida melhor e ajudar a mãe, acordando todo dia às 5h30 da manhã e percorrendo 6km de bicicleta para chegar à escola. Ao voltar pra casa, Thompson estudava a tarde toda, usando livros didáticos que a mãe, que não tinha condições de comprar, encontrava no lixão.
“Eu pegava os livros que os ricos jogavam no lixo e trazia pra casa. Eu dava pra eles aqueles livros bonitinhos e colocava eles pra estudarem. Aí eu incentivei eles a gostarem de livro”, diz Rosângela, a mãe do garoto.”
Vale ressaltar que no ano passado, Thompson havia feito o exame do mesmo instituto e não havia passado. Ao invés de desistir, ele continuou tentando e agora conquistou essa honra.
Qual é a sua desculpa mesmo?
FONTE: TRIBUNA BELMONTENSE
"Estude, estude e estude mais um pouco! Somente com o estudo e o seu esforço, você vencerá na vida." Aministrador do Salgueiro Notícias

—————

24/03/2015 19:17

PROFESSORES DE TODO O PERNAMBUCO FARÃO PARALISAÇÃO DE DOIS DIAS

Os professores das escolas de do estado de Pernambuco paralizarão suas atividades por conta de insatisfação com propostas do governo.

Os professores das escolas estaduais de Pernambuco vão paralisar suas atividades pedagógicas por dois dias, por conda de insatisfação com propostas governamentais não cumpridas. As paralisações ocorrerão nos dias 25 e 26, como forma de "forçar" o governo do estado de Pernambuco a cumprir com a sua palavra de aumentar o piso salárial do professores ligados ao estado.

     Em Salgueiro escolas como o EREMSAL E EREM AUREA, irão  ficar sem aula nessa quarta e quinta-feira.

 

PELA REDAÇÃO DO SALGUEIRO NOTÍCIAS

—————

16/03/2015 21:05

ESCOLA PÚBLICA DO INTERIOR PERNAMBUCANO TEM METODO DE ENSINO SELECIONADO PELA UPE

A Universidade de Pernambuco selecionou durente o seminario de apresentação final do PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA, o metodo de ensino usado por uma escola municipal no interior de Pernambuco.Situado na cidade de Afogdos da Ingazeira, a escola SANTA LÚCIA que fica localizada na comunidade da Pintada, chamou a atenção no seminário que ocorreu na cidade de Olinda, de onde a UPE selecionou 106 experiências.

IMAGEM BLOG JULIANA LIMA

Equipe de Professores de Afogados acompanharam seminário

OPINIÃO DO EDITOR: " Fico feliz de ver que pelo menos em alguns lugares a educação é levada a sério, pelo menos da parte em que diz respeito aos transmissores do conhecimento ( escolas, professores), pois sabemos que a educação no Brasil não esta lá essas coisas. PARABÉNS PARA A EQUIPE DA ESCOLA SANTA LÚCIA EM AFOGADOS".

 

PELA REDAÇÃO DO SALGUEIRO NOTÍCIAS

 

 

FONTE: https://blogjulianalima.com.br/alfabetizacao-metodo-implantado-em-afogados-e-selecionado-pela-upe/

—————

10/03/2015 22:39

DIA INTERNACIONAL DA MULHER (educação em palestras)

Acontece ao longo desta semana um ciclo de palestras e serviços de saúde nos distrito de Salgueiro, em alusão ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no último domingo (08). A programação é gratuita e aberta a todos os interessados em participar.

 

Hoje, no Centro de Saúde de Campinhos, foi realizada uma palestra sobre violência doméstica, aferição de pressão arterial e esclarecimentos sobre doenças sexuais. Na próxima quinta-feira (12) acontece o último encontro, no distrito de Pau Ferro, na Capela São José. No local será promovida uma palestra e oferecidos serviços na área de saúde.

A iniciativa é um preparativo para a Marcha das Margaridas, caminhada que reúne trabalhadores rurais de todo o Brasil, que vai acontecer em agosto em Brasília.

https://www.alvinhopatriota.com.br/ciclo-de-palestras-aborda-violencia-domestica-em-salgueiro/

—————