Educação

17/11/2015 19:57

NUPREV Sertão inicia projeto "Alô Prevenção" na cidade de Serrita

20151117022838

Iniciou-se na manhã desse dia 16 o Projeto "Alô Prevenção", que com caráter preventivo visa diminuir a violência.  O projeto foi criado pela equipe do Nuprev Sertão e trabalha em parceria com rádios locais.

O projeto trata de um programa exibido no rádio com entrevistas semanalmente sobre como se previnir das drogas e violência. O objetivo é levar a informação a toda a população, especialmente aos moradores da zona rural. Os policiais do Nuprev foram entrevistados pelo radialista Zito Santos, da Serrinha FM de Serrita, a primeira rádio parceira do Alô Prevenção. No programa o comunicador destacou o trabalho de aproximação entre a polícia e a comunidade que vem dando bons resultados.

Os responsáveis pelo projeto são o Cap. Fábio, Sd. Auricélia, Sd. Carvalho, e Sd. Espedito, os mesmo também participam do Programa de Resistência as Drogas e a Violência ( PROERD), realizado em escolas públicas e privadas do sertão e de todo o Brasil.

Por Victor Simão - DA REDAÇÃO SALGUEIRO NOTÍCIAS

—————

07/11/2015 16:14

Penaforte-CE: Aluna tem artigo aprovado em fórum internacional em Santiago no Chile

A aluna Penafortense Solange Ângelo Souza,  do Curso de Geografia da FACHUSC, Salgueiro-PE, com o  trabalho sob o tema "PRÁTICAS AGRÍCOLAS E DINÂMICA DA PAISAGEM NO MUNICÍPIO DE PENAFORTE, CEARÁ, BRASIL" teve seu artigo  selecionado  pela Universidade Federal da Paraíba, o artigo será um dos temas debatidos, no FÓRUM INTERNACIONAL DO MEIO AMBIENTE, na CONFERÊNCIA DA TERRA em Santiago do Chile, no período de 9 a 15 de novembro de 2015.
 

RESUMO DO TRABALHO DE SOLANGE:


O presente trabalho aborda a degradação do solo na comunidade Lagoa Preta, no município de Penaforte, Estado do Ceará, Nordeste do Brasil. O objetivo foi identificar o estado dinâmico da paisagem a partir da correlação entre o potencial natural e o processo de uso e conservação do solo agrícola identificando a contribuição dos fatores naturais e antrópicos. O trabalho foi dividido em quatro etapas, a saber: levantamento bibliográfico e cartográfico sobre o tema e a área de estudo; interpretação de imagem de satélite para adensamento das informações sobre a paisagem; visita de campo para confirmação das informações obtidas em gabinete e inventário da dinâmica ambiental; por fim as informações foram organizadas na forma do presente artigo. Grande parte da paisagem pode ser classificada como um geossistema em degradação regressiva. Esta degradação é mantida pelo sistema de uso da terra, baseado na broca para cultura do milho, sendo a palha utilizada posteriormente para o pastoreio bovino, além do uso de fertilizantes e a prática da capinação. Sugere-se a elaboração de um plano de manejo agrícola dos solos para o município.

Por Vitor Simão - DA REDAÇÃO NA ROTA DAS NOTÍCIAS

 

—————

15/10/2015 00:24

Solidão-PE: Salários atrasados é motivo de reclamação por parte dos servidores municipais

Professores efetivos e contratados estão sofrendo com a falta de pagamento de seus salários por parte da prefeitura municipal, terça-feira alguns dos profissionais da  área foram até a Rádio Cidade FM para relamar da situação em que se encontram.

Normalmente a categoria recebe entre 1º e 05 do mês, até a data de hoje (14 de outubro de 2015), os professores efetivos ainda não haviam recebido seus respectivos salários.
Nem os profissionais na área da saúde conseguiram escapar da situação, agentes de saúde estavam sem receber os seus salarios, porém foram ressarcidos ontem, 14.

Por Victor Simão - DA REDAÇÃO SALGUEIRO NOTÍCIAS

—————

29/09/2015 19:36

Profissionais de Salgueiro e Araripina poderão adquirir sistema de Energia Solar para residências e empresas


Exibindo Alternative_Energies.jpg

O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), Evandro Alencar, está se deslocando, na manhã desta terça-feira (29), do Recife para o Interior do Estado, onde cumprirá agenda nos municípios de Salgueiro e Araripina. Acompanhado do diretor Regional da Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea (Mútua), Augusto Nogueira, do representante da Insole Indústria e Comércio de Tecnologia Ambiental Ltda., Gilton Medeiros, e do chefe de Gabinete do Conselho, Joadson de Souza Santos, o presidente reunirá profissionais das cidades visitadas, para tratar dos benefícios oferecidos pela Mútua e da instalação de sistemas de energia solar.

A iniciativa deverá ser reproduzida em todas as cidades do interior onde o Crea-PE já está instalado. A iniciativa tem também por objetivo divulgar, principalmente, o benefício Energias Renováveis, que passará a ser oferecido aos profissionais do Sistema com custo de instalação e aquisição de equipamentos subsidiados pela Mútua. A possibilidade da obtenção do bem foi possível, a partir de proposta do presidente do Crea-PE, Evandro Alencar, que após aprovação em todas as instâncias do Sistema Confea/Crea e Mútua, passa a ser acessivél a todos os profissionais, não só do estado pernambucano mas de todo o território brasileiro.

Para esclarecer como funciona e quem pode ter acesso ao benefício, hoje, a partir das 19h, no auditório da Universidade Norte do Paraná (Unopar), localizada na Rua Major Antônio Rufino, 1119, no Centro de Salgueiro, o grupo fará palestras, para todos os profissionais de Salgueiro e de municípios vizinhos interessados em conhecer mais detalhes sobre o benefício. Amanhã (30), também a partir das 19h, será a vez dos profissionais de Araripina e vizinhança conhecerem o programa. O encontro será no auditório da Fiepe, na Rua Marcos Vieira de Alencar, 339, Planalto.

Por Victor Simão - DA REDAÇÃO SALGUEIRO NOTÍCIAS/ Crea-PE

—————

05/09/2015 20:40

Nuprev Sertão realiza ação preventiva em escola de Serra Talhada junto com 14º BPM

PMPE - DINTER II - 14ºBPM

CAMPANHA "JUNTOS PELA PAZ"

Na tarde de ontem, 04, a equipe do Nuprev Sertão (Núcleo de Prevenção a Violência do Sertão), em parceria com o 14ºBPM realizou na escola Solidonio Leite - Serra Talhada, uma palestra sobre "A relação entre os crimes de proximidades e o álcool", atendendo todos os alunos e professores do turno da tarde.

Tal ação preventiva teve como objetivo contribuir na Campanha "Juntos Pela Paz", desenvolvida pelo Comando do 14ºBPM em parceria com outros orgãos na contrução de uma cultura de Paz para a comunidade. Lembrando que o Nuprev é pioneiro em palestras sobre prevênção as drogas e a  violência, basta solicitar uma palestra que eles irão te responder.

Por Victor Simão - DA REDAÇÃO SALGUEIRO NOTÍCIAS

—————

27/08/2015 01:21

Caráter: Mãe coleta recicláveis para manter filho em curso de medicina

Evanildes Silveira coleta recicláveis há 5 anos para manter estudos do filho. Jovem de 22 anos foi aprovado em universidade privada por meio do Prouni.

A senhora Evanildes Maria da Silveira, de 48 anos, questiona, “O que uma mãe não faria por um filho?”, dedicada, iniciou há cinco anos um trabalho de coleta de papelão pelas ruas e empresas do município de Conceição do Coité, a 200 quilômetros de Salvador. Os materiais recolhidos são comercializados para reciclagem. O dinheiro obtido é usado para manter os estudos do filho, um jovem de 22 anos que cursa medicina na cidade de Aracaju, capital de Sergipe.

Evanildes trabalha como merendeira em uma escola pública de Coité. Funcionária terceirizada, enfrenta constantes atrasos nos salários. Ela diz que já chegou a ficar seis meses sem remunerações.

“Por conta disso, a dificuldade é maior. Com meu filho estudando, eu precisava me programar”, explica.  Por meio do conselho de uma colega de trabalho, que já atuava em reciclagem, foi às ruas atrás de um complemento na renda. “Não é muita coisa, mas já é uma ajudinha”, conta sobre os esforços.

O filho de dona Evanildes conseguiu bolsa integral em uma universidade privada de Aracaju, por meio do Programa Universidade para Todos (Prouni). Apesar de não ter custos com mensalidades, tem de arcar com os materiais de estudo, além de aluguel e manutenção pessoal.

A mãe detalha que Prefeitura Municipal de Coité concede uma ajuda de custo no valor de R$ 300, por meio do Programa de Apoio ao Estudante (PAE). Entretanto, o valor não é suficiente para todas as despesas. Por isso, Evanildes dobrou as mangas e foi às ruas.

“Faço com muito orgulho. Não tenho vergonha por isso. Houve pessoas que viraram a cara, mas não há do que eu me envergonhe”, atesta. O trabalho ocorre de domingo a domingo.  Com a ajuda da mãe, o filho já completou dez semestres do curso de medicina e tem com previsão de formatura o segundo semestre de 2016.

Tio do estudante, José Carlos da Silveira, de 59 anos, também ajuda nos trabalhos de coleta, mesmo com uma deficiência em uma das pernas. “Fazemos para dar uma ajuda na manutenção. Puxo a carrocinha com o peso de domingo a domingo. Para mim, tem sido uma grande fase de fisioterapia”, diz.


Mesmo com deficiência, irmão de Evanildes mantém coleta - Raimundo MascarenhasMesmo com deficiência, irmão de Evanildes mantém coleta – Raimundo Mascarenhas

 

José Carlos detalha, que ao lado da irmã, coleta mais de duas toneladas de papelão por mês.  “Fazemos com grande satisfação. Ele [o sobrinho] é um menino inteligente e admirado por todos. A cidade toda tem uma coisa boa para contar sobre ele”, afirma orgulhoso.

Cinco anos após o início das coletas, dona Evanildes confessa que, por diversas vezes, pensou que não conseguiria manter o filho no curso. “Até agora mesmo, ainda não é nada fácil. O desejo de toda mãe é ajudar. Fico na expectativa de que ele tenha um grande futuro. Não tenho vergonha de contar isso. Que nossa história motive outros”, diz.

Por Victor Simão - DA REDAÇÃO S1 NOTÍCIAS


 

—————

30/07/2015 11:48

Servidores administrativos, Professores e alunos do IF Sertão Campus Salgueiro saem às ruas para protestar

Foto: Victor Simão/ Salgueiro Notícias

Nessa terça-feira, 28, os professores, servidores administrativos e alunos saíram às ruas para protestar principalmente pelo ajuste salarial, pois o último aumento considerável para os servidores públicos federal ocorreu no ano de 2009. Em greve desde o dia 13 de julho do ano corrente, após acordo assinado em maio, onde nele afirmava-se que iria ocorrer uma paralisação nacional de todas as Universidades e Institutos Federais caso o governo não atendesse a proposta de reposição salarial.

Veja mais fotos do momento clicando no link abaixo desta matéria.

Foto: Victor Simão/ Salgueiro Notícias

Segundo o Médico Veterinário e Técnico Administrativo Murilo Duarte de Oliveira, um dos organizadores da caminhada, os aumentos dados pelo governo federal desde 2009 foram bem abaixo da inflação, e a soma de tudo resultou em uma perca salarial de 27,03%. Foi enviado o cálculo para o governo e feita a proposta para o ressarcimento dos 27,03% de uma só vez no salário dos servidores. Além da proposta do aumento salarial foram apresentados outros projetos como: O estabelecimento de uma data base para o aumento salarial, equiparação de auxílios, a não aprovação da Lei da Terceirização, dentre outras pautas. Mais de 90 campus estão em greve em todo o território nacional.

Murilo Duarte de Oliveira (Foto: Victor Simão/ Salgueiro Notícias

"Infelizmente a gente só tem aumento salarial ou reajuste após o movimento grevista. A proposta do governo foi dar 21,03% de 2016 a 2019. Quando a gente sentou pra calcular, em 2019 a gente ia ter uma perca salarial de 50%  juntando com os outros 27,03%". Disse Murilo em entrevista ao nosso site.

Na passeata foi notado à participação de poucas pessoas, a maioria, servidores e professores, poucos alunos compareceram. A passeata teve inicio às 17h35min e percorreu as principais ruas de Salgueiro, com saída da Praças do Leões (Academia das Cidades) e termino no Girador da Bomba, onde lá os participantes permaneceram parados para chamar a atenção dos transeuntes e motoristas. Os servidores em reunião decidirão as proporções da greve.

Foto: Victor Simão/ Salgueiro Notícias 

                        Galeria de Fotos

Por Victor Simão- REDAÇÃO SALGUEIRO NOTÍCIAS

 

 

 

—————

19/07/2015 20:09

Jovem paraibano é aprovado em universidade de portugal.

ARTUR ALISSON DE APENAS 19 ANOS DE IDADE QUE É NATURAL DA CIDADE DE BOAVENTURA PB QUE FICA LOCALIZADA NO VALE DO PIANCÓ PARAIBANO CONSEGUIU UM ENORME FEITO PARA SUA VIDA E TAMBÉM PARA SEU ESTADO E MUNICÍPIO.                                                          

                                                         534015_317447968382239_44959594_n

O JOVEM FOI APROVADO EM UMA UNIVERSIDADE ESTRANGEIRA. A UNIVERSIDADE DO ALGARVE (UALG) QUE É UMA UNIVERSIDADE DE PORTUGAL. UMA DAS MELHORES DO MUNDO.

ERAM APENAS 5 VAGAS PARA O CURSO DE ENGENHARIA CIVIL ONDE CONCORRERAM CERCA DE 7 MIL ESTUDANTES DE TODO O MUNDO E O JOVEM ACABOU CONQUISTANDO A 3° COLOCAÇÃO

ARTUR, JÁ OBTEVE VARIAS CONQUISTAS ONDE DESTACA SE A APROVAÇÃO EM MEDICINA EM 2° LUGA. ELE É ORIUNDO DE ESCOLA PUBLICA O COLÉGIO EMILIA DINIZ ALVARENGA.

A APROVAÇÃO NA UNIVERSIDADE ESTRANGEIRA OCORREU ATRAVÉS DE SUA NOTA NO ENEM 2014. POIS A UNIVERSIDADE PORTUGUESA OFERECE VAGAS ATRAVÉS DA NOTA DO ENEM ONDE O “MENINO” OBTEVE 746,20 PONTOS SEGUNDO LEVANTAMENTO FOI A MAIOR NOTA ENTRE OS ESTUDANTES DE ESCOLA PUBLICA DO VALE DO PIANCÓ.

Fonte: Diamante Noticias

—————

27/06/2015 01:19

Doze anos do Programa Educação Integral são debatidos em audiência pública, na Alepe

Durante encontro, realizado nesta sexta-feira (19), foram apresentados problemas e soluções para o programa que engloba as escolas de referência e técnicas.


A Comissão de Educação e Cultura da Assembleia Legislativa de Pernambuco promoveu nesta sexta-feira (19), no auditório do prédio anexo da Alepe, uma audiência pública para debater os doze anos do Programa de Educação Integral. O encontro contou com a participação de várias entidades educacionais, como Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco, Associação de pais e mães de alunos de escolas públicas de Pernambuco, União dos Estudantes de Pernambuco, União dos Estudantes Secundaristas de Pernambuco, além do secretário Executivo de Educação Profissional de Pernambuco, Paulo Dutra.

A mesa foi comanda pela deputada estadual e presidente da Comissão de Educação e Cultura da Alepe, Teresa Leitão. A parlamentar apresentou dados que chamam atenção sobre a evolução do Programa de Educação Integral. Iniciado em 2003, com a inauguração do Ginásio Pernambuco, localizado na Rua da Aurora, no recife, o programa conta hoje com 300 escolas, entre integrais, semi-integrais e técnicas. Porém, este crescimento não acompanhou da qualidade de ensino. 

A opinião da deputada foi ressaltada pelo presidente da Associação de pais e mães de alunos de escolas públicas de Pernambuco, Manoel Santos. “Neste tempo todo, o governo se preocupou com a quantidade de escolas integrais e não com a qualidade. Isso é uma política de estado, deveria ser cumprida como prevê a lei complementar”, ressaltou Manoel.

Falta merenda, estrutura e equipamentos. Para a representante da UESPE esta é a realidade vivenciada por 140 mil estudantes matriculados nessas unidades de ensino. “Eu acho que a escola de referência deveria ser de referência, mas não é. O nome é muito é forte, mas não reflete essa realidade. A gente tem escolas como a Aníbal Fernandes e a Escola Técnica Professor Agamemnon Magalhães, que possuem problemas na merenda. Na Escola Aníbal Fernandes, os alunos fizeram greve de fome, já na Etepam, os estudantes encontraram bicho na comida. Isso é inadmissível”.

O representante do Governo do Estado, o secretário Executivo de Educação Profissional de Pernambuco, Paulo Dutra, esclareceu que mesmo após 12 anos, o programa ainda enfrenta problemas por conta da estrutura das escolas, mas que o poder executivo tenta sanar essa questão. Além disso, o secretário adiantou que até o próximo ano, o número dessas escolas deve ser ampliado, passando de 300 para 340, com a inauguração de mais 40 escolas técnicas.

Contratos temporários – Durante a audiência, a deputada Teresa Leitão ainda apresentou um dado alarmante sobre os contratos temporários na rede. Entre 2007 e 2015, o número passou de 4 mil para 18 mil temporários. Desses, 1,5 mil fazem parte do quadro das Escolas de Referência. 

Por Victor Simão-  Da Redação do SINTEPE

—————

14/06/2015 00:00

Salgueiro-PE: Teto da Escola Carlos Pena Filho desaba, e alunos tiveram de ser evacuados

A escola está interditada até ser feita uma reforma para reparar os danos  

Desde 1956 a escola Carlos Pena Filho está em funcionamento na cidade de Salgueiro-PE, mas algo inédito aconteceu na manhã de ontem(12/06/15). Parte do teto da instituição desabou e os estudantes tiverem de ser retirados ás pressas das dependências da escola. O acidente teria sido causado devido cupins corroerem as vigas de sustentação de algumas salas. A escola que foi uma das primeiras construidas no município, agora terá de comportar as turmas afetadas em outro local.

 Primeiro pensou-se na Fachusc pois, além de comportar todo o contingente de alunos já teria cedido o espaço anteriormente à outras instituições. Porém em nota publicada na rede social "Facebook", à diretora informou que a faculdade negou-se à emprestar o espaço.

Até a GRE Sertão Central e a prefeitura tomarem providência da situação, os alunos serão divididos à quatro instituições, são elas: CEJA, Urbano Gomes e José Vitorino, porém ainda falta definir o quarto local.

“Já tivemos dias parados com a greve e agora com este problema. Pedimos também o apoio dos pais e alunos para formar uma comissão e falar com o prefeito e o gestor da GRE para solucionar este problema o quanto antes para não prejudicar o ano letivo”, publicou  a gestora no seu perfil.

PELA REDAÇÃO DO SALGUEIRO NOTÍCIAS

 

—————