Arquivo de artigos

24/01/2016 23:25

Em meio a temor internacional, Rio anuncia novas medidas contra zika para Olimpíada

Em meio ao crescente temor internacional sobre os riscos da epidemia de zika vírus durante os Jogos Olímpicos em agosto – incluindo os alertas recentes dos governos dos Estados Unidos, Canadá e União Europeia, que pediram que mulheres grávidas evitem viagens ao Brasil neste momento – a Prefeitura do Rio de Janeiro anunciou novas medidas de controle para o período em que milhares de turistas estrangeiros são esperados na cidade.

As vistorias de obras de instalações olímpicas já ocorrem de forma constante e, segundo a Prefeitura, integram as ações contínuas, sendo o objetivo principal eliminar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor dos vírus da dengue e chikunguya e do zika vírus.

Mas após a crescente preocupação da imprensa internacional e de outros governos sobre a possibilidade de os turistas espalharem o vírus e os riscos para mulheres grávidas ou que estejam tentando engravidar, devido às suspeitas de que o zika esteja relacionado à microcefalia, a BBC Brasil questionou a Prefeitura do Rio sobre os planos para o período dos Jogos.

De acordo com as informações adiantadas à BBC, o Rio deve intensificar o trabalho de vistoria das instalações olímpicas a partir de abril, quatro meses antes da cerimônia de abertura da Olimpíada, marcada para o dia 5 de agosto. O objetivo do trabalho é identificar focos do Aedes aegypti e garantir que as obras, em fase final, não contribuam para a proliferação do mosquito.
Não foi informado se o efetivo atual de 3 mil agentes que trabalham no controle ao mosquito será aumentado para o período.

Já a 30 dias das competições, haverá uma vistoria em todas as instalações olímpicas, desta vez com outro intuito: determinar a necessidade de borrifar inseticida com máquinas instaladas em caminhonetes, procedimento conhecido como fumacê.

Por Victor Simão - DA REDAÇÃO G1

—————

23/01/2016 20:00

Palhaço Cheirozinho sofre acidente na BR-104, cidade de Toritama-PE

(Reprodução)

Robson Lima, 35 anos, natural de Afogados da Ingazeira-PE conhecido como Palhaço Cheirozinho (personagem que interpreta no Circo do Palhaço Cheirozinho) voltava de Campina Grande, na Paraíba, com um integrante do circo nessa quinta-feira, 21, quando um dos pneus de seu veículo, um camaro, teria estourado. O artista acabou perdendo o controle da direção e capotou o carro. 

(Reprodução)

Cheirozinho e o passageiro sofreram leves ferimentos e foram socorridos a um hospital próximo, do qual foram liberados logo depois. O Circo do Palhaço Cheirozinho está montado em Caruaru e nenhum espetáculo foi cancelado.

Por Victor Simão - DA REDAÇÃO SALGUEIRO NOTÍCIAS

 

—————

22/01/2016 17:30

3º acidente em 72h na cidade de Salgueiro-PE

A cidade de Salgueiro-PE foi palco de 3 acidentes nas últimas 72h, três acidentes envolvendo caminhoneiros (dois foram próximos e um oconteceu distante dos outros) porém, todos ocorreram na BR-116.

1º) 20/01//15 - Caminhão carregado com abacate desce barranco e carga é roubada por populares

631f010a-5601-445c-802c-d1cb5ef4b986

Por volta das 14h um caminhoneiro que seguia sentido Salgueiro/Ceará na BR-116 próximo ao Posto Brasil ao tentar desviar de um veículo Hillux que fazia uma ultrapassagem acabou descendo um barranco, a carga foi roubada por populares e curiosos que estavam no local. O motorista e uma passageira que seguia com ele não sofreram ferimentos.

2º) 21/01/15 - Carreta com melão capota e motorista acaba morrendo

DSC00975

Uma carreta carregada com melão que seguia na BR-116 na altura do Sítio Ingazeira na madrugada deste dia 20 acabou saindo da pista e capotando. Segundo informações o motorista perdeu o controle da direção e acabou descendo o barranco, o caminhão veio a capotar e o motorista ficou preso às ferragens, o mesmo acabou falecendo no local devido a gravidade do acidente. O Corpo de Bombeiros foi acionado para retirar o corpo do interior do veículo, depois de muito tempo de trabalho os bombeiros conseguiram retirar o corpo do caminhão. O nome do motorista não foi divulgado.

3º) 21/01/15 - Caminhão baú sai da pista, tomba e motorista fica preso 

Na tarde de hoje, 22, aconteceu um acidente na BR-116 sentido Salgueiro/Ceará, próximo ao canteiro da Odebrecht. Foi informado que o motorista de um caminhão baú perdeu o controle e desceu o barranco, o caminhão tombou e a cabine foi atingida por uma pedra. O motorista acabou ficando preso nas ferragens, o Corpo de Bombeiros foi acionado para resgatar o condutor, vários curiosos chegaram ao local para observar o ocorrido. Não nos foi informado se o motorista foi retirado com vida.
 
Por Victor Simão - DA REDAÇÃO SALGUEIRO NOTÍCIAS 

—————

21/01/2016 22:15

Homicídio: Jovem de 18 anos é morto na antiga estação em Salgueiro-PE

Caio Collins

Um jovem de 18 anos de idade foi morto hoje em Salgueiro-PE. O jovem que foi identificado como Caio Collins foi morto a tiros na noite desta quinta-feira ,21, quando estava na antiga estação ferroviária, atrás de onde está montado um circo, quando dois indivíduos numa moto se aproximaram e efetuaram vários disparos de arma de fogo que vieram a atingir o alvo, o mesmo foi socorrido até o Hospital Regional de Salgueiro onde deu entrada ainda com vida porém, acabou falecendo numa cirurgia por causa de complicações nos ferimentos.

Por Victor Simão - DA REDAÇÃO SALGUEIRO NOTÍCIAS

 

—————

20/01/2016 23:28

Salgueiro-PE: Caminhão com abacate desce barranco e carga é roubada por populares

Um acidente ocorreu hoje, 20, por volta das 14h na BR-116 sentido Salgueiro/Ceará quando um caminhoneiro tentou desviar de um veículo HILLUX e acabou descendo um barranco que fica ao lado da rodovia na localidade conhecida como "Barriguda", em Salgueiro.

Testemunhas afirmam que o motorista que estava na pick up fez uma ultrapassagem e o motorista do caminhão que estava carregado com abacate tentou desviar e acabou descendo a ribanceira. O motorista e uma passageira não se feriram. A carga foi roubada por populares e curiosos.

caminhão1

Por Victor Simão - DA REDAÇÃO SALGUEIRO NOTÍCIAS  

—————

20/01/2016 18:05

Alunos da EREMSAL são aprovados em diversas universidades pelo ENEM

Imagem retirada da página da EREMSAL

Alunos da Escola de Referência em Ensino Médio de Salgueiro (EREMSAL) foram aprovados pelo Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) em várias universidades do Brasil e em vários cursos. "Os feras" como são chamados os alunos do 3º ano do ensino médio foram aprovados em Medicina, Medicina Veterinária, Fisioterapia, Engenharia Civil, Engenharia da Computação, Engenharia Agronômica, Matemática, Enfermagem e Administração. Ao todo 38 alunos foram aprovados e vão seguir vida acadêmica.

Parabéns a todos que formam a família EREMSAL, vocês fazem um belo trabalho.

Conheça alguns dos aprovados da instituição EREMSAL:

   Maria Eugênia Martins: Medicina – UNIVASF

    Emmilly Souza: Engenharia Agronômica – UFPI

    Júlia Brenda: Direito – UFCG

    Eronildo Júnior: Engenharia de Computação - UNIVASF

Por Victor Simão – DA REDAÇÃO SALGUEIRO NOTÍCIAS

—————

19/01/2016 22:14

Salgueiro-PE: Dois homens são presos por furtarem objetos de loja

Policiais que realizavam rondas pela cidade de salgueiro nesse dia 19 foram acionados pelo vigilante de um loja que presenciou doi homens furtarem um óculos e um short de uma loja conhecida como "Shopping do Povão", no centro de Salgueiro. Após buscas realizadas os agentes da lei conseguiram localizar os acusados e efetuaram a prisão dos mesmos. Os acusados tem 26 e 28 anos, residem em Salgueiro e os mesmos foram reconhecidos por testemunhas.

Os dois foram conduzidos até a DPC local, onde foram autuados em flagrante delito por crime de furto e posteriormente levados ao presídio de Salgueiro. Os produtos furtados não foram encontrados.

Por Victor Simão - DA REDAÇÃO SALGUEIRO NOTÍCIAS

—————

18/01/2016 23:48

Concurso PRF 2016 para Nível Médio! Salário de R$3.937,77! Esclareça as dúvidas

Após a Polícia Federal (PF) ter a possibilidade de abrir concurso para nível médio, cargo de agente administrativo, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) também pode divulgar um novo concurso para Agente Administrativo em breve. O último concurso nível médio da PRF foi realizado em 2014, sob organização da FUNCAB.

concurso da PRF serviu para preencher 216 vagas para Agente Administrativo. A boa notícia, é que o certame sempre acontece em todas as capitais do país e no Distrito Federal, com requisito apenas do diploma de conclusão de curso de nível médio (antigo segundo grau), fornecido por instituição de ensino reconhecida pelo MEC.

O último concurso de Agente Administrativo da PRF tem validade de dois anos com possibilidade de prorrogação por igual período. Ou seja, o certame terá a sua validade encerrada ainda em 2016. A dúvida que fica “no ar” é se a PRF vai divulgar um novo edital de concurso em 2016 ou prorrogar a validade do último concurso.

O especialista Leandro Macedo, experiência com mais de 2 mil aprovados para a PRF no currículo, é objetivo em sua colocação: estudar com antecedência faz muita diferença. Leandro diz que a memória se forma com a repetição e, sendo assim, quem estuda há mais tempo tem a chance de repetir mais vezes o conteúdo, e, assim, memoriza-lo melhor. Essa orientação tem o reforço da coordenadora acadêmica da Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (Femperj), Bianca Tolomei. “São muitas disciplinas a serem estudadas e muitos candidatos já vêm estudando há muito tempo”, lembrou.

As pessoas com deficiência, terá direito a 5% das vagas oferecidas, de acordo com a distribuição de vagas constantes no edital de concurso da PRF (Agente Administrativo).O salário do Agente Administrativo da PRF é de R$3.937,77, por jornada de trabalho de 40 horas semanais.

Os inscritos no concurso da PRF – Agente Administrativo são avaliados por prova eliminatória e classificatória e será constituída de questões de múltipla escolha. Será composta das seguintes disciplinas: Língua Portuguesa, Ética e Conduta Pública, Raciocínio Lógico, Nocões de Direito Constitucional e Administrativo, Noções de Arquivologia e Informática e Legislação Relativa à PRF.

Além disso, os aprovados na prova objetiva serão avaliados por INVESTIGAÇÃO SOCIAL, etapa de caráter eliminatório.

Veja como ficou a distribuição das vagas no último concurso da PRF para Agente Administrativo:

GO – 06 vagas gerais + 01 PcD
MT – 08 vagas gerais + 01 PcD
MS – 14 vagas gerais + 01 PcD
MG – 16 vagas gerais + 01 PcD
RJ – 01 vaga geral
SP – 09 vagas gerais + 01 PcD
PR – 17 vagas gerais + 01 PcD
SC – 17 vagas gerais + 02 PcD
RS – 23 vagas gerais + 02 PcD
BA – 17 vagas gerais + 01 PcD
PE – 11 vagas gerais + 01 PcD
ES – 03 vagas gerais
AL – 03 vagas gerais
PB – 04 vagas gerais
RN – 03 vagas gerais
CE – 03 vagas gerais
PI – 09 vagas gerais + 01 PcD
MA – 04 vagas gerais + 01 PcD
PA – 05 vagas gerais + 01 PcD
SE – 04 vagas gerais
RO/AC – 03 vagas gerais
DF/SEDE – 07 vagas gerais + 01 PcD
TO – 04 vagas gerais
AM – 03 vagas gerais
AP – 03 vagas gerais
RR – 03 vagas gerais

*PcD – Pessoas com Deficiência

Por Victor Simão - DA REDAÇÃO NOTÍCIAS CONCURSOS

—————

17/01/2016 13:11

Ministro anuncia diagnóstico da zika, dengue e chikungunya simultâneos

Uma importante inovação permitirá o diagnóstico simultâneo da dengue, do zika vírus e da febre chikungunya. A informação foi anunciada pelo Ministro da Saúde, Marcelo Castro, em visita ao campus da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) na manhã deste sábado (16).

De acordo com o Instituto, a novidade vai garantir maior agilidade para o diagnóstico realizado na rede de laboratórios do Ministérios da Saúde, além de reduzir os custos e permitir a substituição de insumos estrangeiros por um produto nacional. O novo teste demora cerca de três horas para ficar pronto e ter a liberação do resultado.

A expectativa é que o teste esteja disponível ainda no primeiro semestre deste ano. "Já estamos com 18 dos 27 laboratórios centrais equipados para receber esse teste e agora em fevereiro a Fiocruz vai produzir esses testes", destacou o ministro. A estimativa de custo para a realização do diagnóstico é de US$ 20 por teste.

Teste só detecta zika durante período de infecção
O novo Kit NAT, porém, funciona por PCR -- detecção de segmentos de material genético do vírus -- e só é capaz de detectar os patógenos durante o período de infecção viral, que dura apenas alguns dias.

Nova tecnologia permite diagnóstico simultâneo da zika, dengue e chikungunya (Foto: Josué Damacena / Divulgação Fiocruz)Nova tecnologia permite diagnóstico simultâneo
da zika, dengue e chikungunya
(Foto: Josué Damacena / Divulgação Fiocruz)

A Fiocruz e outros institutos de pesquisa do país ainda buscam maneiras de criar um teste do zika por sorologia, que avalia a reação do sistema imune do paciente. Esse tipo de teste, mais prático de realizar e capaz de identificar infecções passadas, por enquanto só existe para dengue e chikungunya.

Só com o teste por sorologia, que pode ser realizado em postos de saúde, cientistas têm como começar a fazer um mapa mais preciso da disseminação do zika no país. Com a sorologia, grávidas em estágio avançado também poderão saber se tiveram ou não o vírus no início da gestação, com risco de comprometimento neurológico para o feto.

"Esses testes são os testes moleculares que permitem o diagnóstico da situação clínica dessas infecções. Basicamente, o que a gente pode fazer é amplificar pedaços específicos de cada um desses patógenos e dessa maneira a gente consegue dar alta sensibilidade porque em cadastros dessa reação a gente pode duplicar o número de amostras. A gente faz diferentes etapas pra chegar numa amplificação muito grande e a gente tem uma assinatura molecular muito específica, que permite diferenciar de maneira muito efetiva a sequência associada ao patógeno que foi originado na infecção", explicou Marco Aurélio Krieger, vice-diretor de Desenvolvimento Tecnológico e Prototipagem do Instituto Carlos Chagas (Fiocruz-Paraná).

  •  
Kit NAT permitirá realizar a identificação simultânea do material genético dos três vírus (Foto: Fernanda Rouvenat / G1)Kit NAT permitirá realizar a identificação simultânea do material genético dos três vírus (Foto: Fernanda Rouvenat / G1)

Agora, para o diagnóstico simultâneo, o Kit NAT Discriminatório para dengue, zika e chikungunya permitirá realizar a identificação simultânea do material genético dos três vírus e, além de evitar a necessidade de testes separados, o Kit NAT também oferece uma combinação pronta de reagentes que vão acelerar a análise das amostras e a liberação dos resultados.

O diagnóstico do zika vírus, atualmente, é feito por técnicas moleculares, com uso da técnica de RT-PCR em Tempo Real, que identifica a presença do material genético do vírus na amostra. Para isso, são usados reagentes importados e, para descartar a presença dos vírus dengue e chikungunya, é necessário realizar cada exame separadamente.

Segundo o ministro da Saúde, o Brasil tinha, em média, aproximadamente 150 casos de microcefalia por ano e, de outubro a dezembro do ano passado, nós tivemos 3.500 casos aproximadamente.

"É um caso tão grave que, em menos de 20 dias do surto de microcefalia em Pernambuco nó decretamos estado de emergência pública no país e a única vez que isso havia sido decretado tinha sido em 1917 na gripe espanhola", disse o ministro.

A inovação é resultado do trabalho conjunto do Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP) e do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), com apoio do Instituto Carlos Chagas, do Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães e do Isntituto de Tecnologia em Imunobiológicos.

Por Deivyson Barros - Da redação do G1

—————

17/01/2016 13:05

EUA confirmam caso de microcefalia por contágio do vírus zika no Brasil

Os Estados Unidos confirmaram o caso de um bebê nascido com microcefalia por contaminação do vírus zika. A criança nasceu em um hospital de Oahu, no Havaí, divulgou em nota, na sexta-feira (15), o departamento de saúde do estado norte-americano. Com exceção de Porto Rico, que confirmou um caso em dezembro, casos de transmissão pelo zika não haviam sido reportados nos EUA.

A mãe do bebê contraiu o vírus quando morava no Brasil, em maio do ano passado, e a criança contraiu a doença no ventre, conforme confirmaram testes de laboratório, diz o órgão de saúde.  No Havaí, seis pessoas haviam contraído o vírus desde 2014, mas não foram infectadas.

Alerta para grávidas
Em um comunicado à imprensa, seguido por entrevista coletiva na noite de sexta (15), diretores do Centro de Prevenção e Controle de Doenças dos EUA (CDC), recomendaram que grávidas adiem viagens para 14 locais afetados pelo zika vírus, inclusive o Brasil.

Eles alertaram que mulheres em qualquer estágio de gravidez “devem considerar adiar suas viagens” e que, aquelas que não podem desmarcar a vinda, devem “conversar com seus médicos e seguir estritamente as medidas de prevenção para evitar serem picadas pelo mosquito” Aedes aegypti.

As recomendações também se estendem a mulheres em idade reprodutiva, especialmente aquelas que planejam engravidar em breve, de acordo com Lyle Petersen, diretor da Divisão de Doenças Infecciosas do CDC.

A conexão entre o zika vírus e a microcefalia tem "fortes evidências", segundo os médicos, especialmente após as análises de dois fetos e dois bebês mortos logo após o nascimento. Segundo Petersen, nos quatro casos, registrados no Brasil e avaliados nos EUA, as amostras apontaram a presença do vírus nas placentas e no tecido cerebral das crianças.

Petersen afirmou que o Brasil não é especialmente mais perigoso, apesar da grande incidência de casos de microcefalia, e que as precauções devem ser igualmente observadas nos 14 locais destacados como regiões de risco: Brasil, Colômbia, El Salvador, Guiana Francesa, Guatemala, Haiti, Honduras, Martinica, México, Panamá, Paraguai, Suriname, Venezuela e Porto Rico.

Além disso, ele evitou fazer previsões sobre a situação durante as Olímpiadas do Rio, afirmando não ser possível antecipar se será indicado evitar viagens no período. “Não é possível especular, esta é uma situação nova e dinâmica. Não sabemos sequer como vai ser no próximo mês”, justificou.

O CDC informou ainda que o primeiro caso de um cidadão dos EUA com zika vírus foi registrado após o paciente retornar de uma viagem ao exterior, em 2007. No período entre 2007 e 2014, o país teve 14 casos, e entre 2015 e 2016 outros 12 foram confirmados. Em todos eles os pacientes foram contaminados durante viagens a outros países.

Por Deivyson Barros - Da redação do G1 - Bem estar

—————