Vacina contra Zika Vírus deve demorar 10 anos dizem pesquisadores americanos

28/01/2016 15:30

Foto-Reprodução

Pesquisadores americanos da Universidade do Texas, nos EUA, afirmar que a parte mais demorada é a aprovação dos orgãos reguladores, mas segundo eles, dentro de uma década a vacina estará disponível ao público.

O vírus que já se espalhou por 21 países, e está ligado a microcefalia em bêbes. No Brasil, 270 casos foram confirmados pelo Ministério da Saúde, e 3,4 mil estão sendo investigados. A BBC visitou o laboratório da universidade que é controlado rigidamente pela polícia e pelo FBI, lá mais de 20 tipos de mosquitos Aedes aegypti são criados no insetário - transmissor do Zika Vírus, Dengue e Chikungunya de mais de 12 países diferentes.

Segundo "O Estadão de São Paulo" autoridades brasileiras e americanas vem entrando em contato para acelerar e diminuir o prazo pra três anos. No Brasil o Instituto Butantan onde pesquisadores também pesquisam uma vacina, mas devido a urgência da situação esta pode sair em um prazo de cinco anos.

Os pesquisadores americanos estudam também se o zika pode ser transmitido por relações sexuais ou pela saliva, ainda que isso pareça ser mais incomum. "Achamos que a transmissão sexual pode ocorrer, mas não sabemos com qual frequência ou qual o risco de um indivíduo ser infectado", afirma Weaver, diretor do Instituto de Infecções Humanas e Imunidade da Universidade do Texas.

Por Victor Simão - DA REDAÇÃO SALGUEIRO NOTÍCIAS

 

—————

Voltar



Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!