Salgueiro:O PL 4330 na opinião de estudante sertanejo

09/05/2015 00:07

O PL 4330 ou, Projeto de Lei da Terceirização causou e ainda causa polêmica, e o estudante Deivyson Barros resolveu manifestar sua opinião sobre o tema

De Autoria do Deputado Sandro Mabel do PL de Goiás, essa Lei, dispõe sobre o contrato de prestação de serviço a terceiros e as relações de trabalho dele decorrentes.

Em resposta a esse projeto de lei, o aluno do Instituto Federal do Sertão Pernambucano campus Salgueiro, Deivyson Barros, Natural de Solidão PE, explicita sua opinião em um texto publicado no Facebook e que vem gerando repercução.

Após assistir uma palestra sobre o tema, na instituição onde estuda, Deyvison Barros de 16 anos, que cursa agrônomia na instituição citada, nos procurou para manifestar a sua opinião sobre o assunto abordado.

Mas o que é PL 4330?

O PL 4330/2004 é um projeto de lei onde prevê a contratação de serviços terceirizados para  qualquer empresa, sem limites de serviços. Atualmente, a Súmula 331 do Tribunal Superior do Trabalho (TST), que rege a terceirização no Brasil, proíbe a contratação para atividades-fim das empresas, mas não define o que pode ser considerado fim ou meio. O projeto em discussão propõe que, em relação ao empregado terceirizado, a responsabilidade da empresa contratante seja, em regra, subsidiária. Ou seja, a empresa que contrata o serviço é acionada na Justiça do Trabalho somente quando a contratada não cumpre as obrigações trabalhistas e após ter respondido, previamente, na Justiça.

Bom! Agora que você já sabe oque é a PL 4330, vamos ao texto enviado ao nosso G-mail.

No texto enviado ao nosso g-mail, Deivyson escreveu o seguinte:

(Foto/Reprodução Facebook)

"HOJE, (22/04/2015) AO ASSISTIR A UMA BREVE PALESTRA, SEDIADA NA INSTITUIÇÃO A QUAL ESTUDO, SOBRE TERCEIRIZAÇÃO, VEIO EM MINHA MENTE UMA PROFUNDA PREOCUPAÇÃO SOBRE MEU FUTURO E POSSÍVEL SUCESSO PROFISSIONAL.

NO MEU RAMO PROFISSIONAL A MAIOR PARTE DOS INVESTIMENTOS VEM DE FATO DO SETOR PRIVADO, PORÉM PARA OBTER UM SUCESSO PROFISSIONAL E ESTABILIDADE FINANCEIRA ALIADO A INDEPENDÊNCIA DE EXERCER MINHA PROFISSÃO, COM MAIS RESPEITO E ASSEGURADO DOS DIREITOS TRABALHISTAS, CREIO QUE O MELHOR CAMINHO É O SERVIÇO PÚBLICO.

COMO DIZ O MATUTO, SOU DE FAMÍLIA POBRE DE PAI, MÃE E PARTEIRA, PORÉM TENHO O SONHO E DESEJO DE FAZER AQUILO QUE GOSTO, EXERCER MINHA PROFISSÃO, TENDO GARANTIDO TODOS OS DIREITOS TRABALHISTAS QUE AO LONGO DO TEMPO, DURAMENTE, VEM SENDO CONQUISTADOS.

PORÉM, (COMO DISSE NO INÍCIO) É COM PREOCUPAÇÃO QUE, VOLTADA PARA O MEU FUTURO E DE TANTAS OUTRAS PESSOAS, QUE AFIRMO QUE TUDO ISSO, CITADO ACIMA, DEPENDE DE UMA ASSINATURA DE UM PROJETO DE LEI, QUE SE APROVADO NÃO BENEFICIARÁ EM NADA MEUS INTERESSES.

SE ESSE PROJETO DE TERCEIRIZAÇÃO FOR APROVADO POSSO DAR

ADEUS AOS MEUS INTERESSES. PARA COMEÇO DE HISTÓRIA, NEM SOU DONO DE EMPRESAS QUE OFERECEM SERVIÇOS E MUITO MENOS SOU “SANGUE AZUL”. A ELITE DESSE PAÍS, MEU POVO, É QUE SAIRÁ BENEFICIADA COM A APROVAÇÃO DESTA LEI.

NO RAMO POLÍTICO, NÃO TENHO NEM UM PRIMO DE 3° GRAU SE QUER, COMO SEREI APADRINHADO PARA EXERCER MINHA PROFISSÃO, MESMO SEM DIGNIDADE, CORRENDO RISCO DE SER DEMITIDO A QUALQUER MOMENTO E SEM GARANTIA DE DIREITOS TRABALHISTAS MESMO SENDO TERCEIRIZADO?

EM UM PAÍS CORRUPTO COMO O NOSSO, ISSO SÓ BENEFICIARIA, MUITO MAIS, A PRÁTICA DA CORRUPÇÃO. AO INVÉS DE TERMOS PROFISSIONAIS QUE EXERÇAM UM CARGO COM DIGNIDADE E MÉRITO POR TEREM SIDO APROVADOS EM UM CONCURSO PÚBLICO, TEREMOS PROFISSIONAIS EXERCENDO MAL A PROFISSÃO SEM NENHUMA EXPECTATIVA DE CRESCIMENTO PROFISSIONAL, COM DIREITOS TRABALHISTAS CADA VEZ MAIS REDUZIDOS E TRABALHANDO POR SALÁRIOS MUITO INFERIORES AOS QUE MERECEM. E ISSO SÓ BENEFICIARIA OS FUTUROS “INDICADOS” POR SUPOSTOS POLÍTICOS, ALÉM DAS SORTUDAS EMPRESAS CONTRATADAS PARA EXERCER DETERMINADO SERVIÇO.

ISSO INFELIZMENTE JÁ ACONTECE NO ESTADO DE PERNAMBUCO. COMO FOI DITO NA REFERIDA PALESTRA, O SERVIÇO PÚBLICO DE SAÚDE DO ESTADO UMA GRANDE PARTE É CONTRATADA. ISSO TAMBÉM ACONTECE NA EDUCAÇÃO DO ESTADO. PROFESSORES CONTRATADOS QUE VENDEM SUAS AULAS EM TROCA DE UM POUCO SALÁRIO E SEM GARANTIA DE ALGUNS DIREITOS, COMO POR EXEMPLO, GREVE. ISSO É O QUE O NOSSO GOVERNO "MAQUEIA" DE EDUCAÇÃO DE REFERÊNCIA.

O QUE POSSO DIZER AGORA É QUE EU FAÇO PARTE DO POVO, E DESPERTEI PARA ESTE CASO, TENHO PLANOS FUTUROS E DEVO MANIFESTAR ESSA INDIGNAÇÃO O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL, CREIO QUE O RESTO DO POVO TAMBÉM DEVA MANIFESTAR SUA OPINIÃO QUANTO A ISTO." Por Deivyson Barros.

"#‎DigoNãoATerceirização

#‎NãoATerceirização"

"Hoje em dia, vemos jovens perdidos no álcool e nas drogas, porém ainda à uma parcela dessa  população que estuda, e, que busca um caminho melhor e que seja honesto. Acho que todo mundo tem um sonho, ou, pelo menos aquela sede de ser reconhecido pelo que faz! A melhor alternativa que temos hoje, é, estudar. E estudar mais um pouquinho, para que, quando alcançarmos o nosso objetivo possamos gritar EU CONSEGUI!" Por Victor Simão, editor/administrador do Salgueiro Notícias

PELA REDAÇÃO DO SALGUEIRO NOTÍCIAS

—————

Voltar



Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!