Petrolina recebe audiência pública para debater interligação do rio Tocantins com o rio São Francisco

17/01/2016 12:52

De autoria do deputado federal Gonzaga Patriota (PSB), o Projeto de Lei n° 6.569/2013, que trata da interligação do rio Tocantins com o rio São Francisco, foi tema de uma audiência pública essa semana na cidade de Petrolina, atendendo a uma solicitação do vereador Adalberto Bruno Filho (PSL).

“O rio São Francisco morrendo, todos nós vamos morrer. Dependemos totalmente dele e essa transposição será um dos maiores feitos para a revitalização do Velho Chico e, para que isso aconteça, precisamos ter a opinião pública ao nosso lado pressionando o Governo Federal para que esse Projeto vire realidade”, disse o vereador Adalberto Bruno.

O vereador afirmou que “se esse projeto já tivesse sido feito no momento que ele foi proposto, o rio não estaria nessa situação”. Gonzaga lembrou que a ideia do referido projeto foi apresentada pela primeira à Câmara dos Deputados em 1987, mas foi engavetada.

Em 1995, o projeto recebeu pareceres favoráveis das Comissões de Viação e Transporte e de Constituição e Justiça. Já em 2000, foi entregue ao relator do Grupo de Trabalho de Transposição do Rio São Francisco, Marcondes Gadelha, quando parou de tramitar mais uma veez. Em Setembro do ano passado, Gonzaga voltou a apresentar o mesmo texto com uma nova numeração, na esperança que fosse dada a devida atenção para a gravidade que o assunto merece.

Segundo Gonzaga Patriota, as obras durariam no máximo um ano e dependem apenas da boa vontade do Governo Federal. Para o deputado, o grande problema hoje do São Francisco é receber. “Só existe um lugar que tem água abundante para levar água para o rio São Francisco, que é o rio Tocantins com 12 vezes mais água do que o São Francisco”, destacou.

O deputado defende que as obras sejam realizadas pelo batalhão de engenharia do Exército Brasileiro e informou que a Comissão de Orçamento aprovou, em 2015, a emenda do deputado Raimundo Gomes de Mato (PSDB) para a inclusão do Plano Plurianual (PPA) no valor de R$ 600 milhões, para a interligação das bacias do rio Tocantins com o rio São Francisco.

Por Deivyson Barros - Da redação do Blog Alvinho Patriota

—————

Voltar