Peixe gigante é pescado em Serra Talhada

23/10/2015 23:53

Pescadores de Flores, capturam um peixe gigante que pesa mais de 100 kg na zona rural de Serra Talhada. A espécie do peixe capturado corre risco de extinção

m peixe gigante de aproximadamente 1 metro e 50 centímetros e pesando mais de 100 kg, foi capturado por pescadores de Flores, no Sertão de Pernambuco.

O peixe da espécie Pirarucu foi pescado em uma barragem entre Jatiuca na zona rural Serra Talhada – PE. Segundo o blogueiro Cosmo Queiroz para ser pescado foi necessário a ajuda de todos os pescadores.

Os rumores do peixe gigante chamaram atenção da população da cidade, e para provar que não era apenas mais uma história de pescador, os pescadores expuseram o Pirarucu no Bairro vila Nova, onde os curiosos poderão comprovar o fato.

O gigante das águas doces

O pirarucu (Arapaima gigas) é um dos maiores peixes de água doce do planeta. Nativo da Amazônia. Seu nome vem de dois termos indígenas pira, “peixe”, e urucum, “vermelho”, devido à cor de sua cauda.

Quando adulto eles variar de dois a três metros, e o pesam, de 100 a 200 kg. A espécie vive em lagos e rios afluentes, de águas claras.

O pirarucu chega ao mercado em mantas, depois de passar por processo de salga ao sol. É conhecido também como o bacalhau da Amazônia devido ao sabor e qualidade da carne, quase sem espinhos.

Risco de extinção

Com o aumento da pesca comercial nas últimas décadas, os estoques pesqueiros vêm sofrendo uma pressão cada vez mais intensa. Isso gera impacto nas populações das principais espécies comerciais, como o pirarucu.

A espécie corre risco de extinção devido à pesca predatória praticada ao longo de muitos anos. A reprodução natural do peixe é insuficiente para repor o número de pirarucus pescados.

Por Victor Simão - DA REDAÇÃO S1 NOTÍCIAS



 

 

—————

Voltar



Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!