Museu italiano restaura obra de arte jogada no lixo por faxineiro

27/10/2015 23:49

Obra é montada com bitucas de cigarro, garrafas de champanhe e confete.
Funcionário limpou local achando que era sujeira da noite anterior.

 
Obra da dupla Goldschmied & Chiari foi jogada no lixo por faxineiro do Museion Bozen-Bolzano (Foto: Divulgação)Obra da dupla Goldschmied & Chiari foi jogada no lixo por faxineiro do Museion Bozen-Bolzano (Foto: Divulgação/Museion Bozen-Bolzano)

O museu italiano Museion Bozen-Bolzano restaurou uma obra de arte que havia sido jogada no lixo por um de seus faxineiros. No último sábado (24), um funcionário limpou a instalação "Dove andiamo a ballare questa sera?", dos artistas Goldschmied & Chiari.

A confusão aconteceu porque a obra é constituída por bitucas de cigarro, garrafas de champanhe vazias, confete e outros artigos de festa. O faxineiro pensou se tratar de restos de uma comemoração da noite anterior e até separou os componentes por material.

Segundo o museu, a obra é uma metáfora sobre a "era da abundância" da Itália dos anos 1980, um período de consumismo, especulação financeira, o advento da TV comercial e muitas festas.

"Nos arrependemos tremendamente do que aconteceu com o trabalho dos artistas: foi o resultado de um mal entendido com a equipe da companhia de limpeza", afirmou a diretora do museu, Letizia Ragaglia.

"essa não é a primeira vez que algo assim acontece no mundo da arte contemporânea, e mesmo assim acendeu um grande debate na mídia e nas redes sociais, em um nível internacional", afirma. "Isso serve para mostrar como a arte contemporânea é capaz de causar grande interesse, ou até de irritar as pessoas."

Por Victor Simão - DA REDAÇÃO  G1 

 

—————

Voltar



Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!