Audiência Pública na Câmara de Vereadores discute o LDO

29/07/2015 02:08

Câmara de Vereadores de Salgueiro (Foto: Victor Simão/ Salgueiro Notícias

Ontem, 28, ocorreu na câmara de vereadores de Salgueiro, Casa Epitácio Alencar, uma audiência pública onde se fizeram presentes além dos vereadores e do presidente da casa, o Sr. Prefeito, Marcones Libório de Sá, o Secretario Municipal de Planejamento, Marcelo Sá, o Comandante do 8º BPM, José Roberto de Almeida Souza e demais autoridades.

Na abertura da cessão o prefeito falou da importância da gestão pública, da Lei de Responsabilidade Fiscal e o Pacto Federativo. “Na vida tudo é planejamento. Na administração pública não é diferente. Ou você segue as regras ou você se perde, sem saber aonde você quer chegar”, disse.

E acrescentou: “O governo federal fica com mais de 60% da arrecadação. Os recursos não ficam nos municípios, mas em Brasília. E o papel dos gestores está ficando extremamente limitado”.

Marcones falou ainda do corte de 20% no orçamento municipal, ou seja, um corte de 23 milhões e meio.

Comentou sobre os 25% do orçamento destinados à educação; os 15% à saúde; os 7% ao Legislativo e os 54% à folha de pessoal, o prefeito questionou a capacidade de investimentos no município.

O secretario municipal de Planejamento explanou sobre às demandas da sociedade e as peças orçamentárias. “Com os 20% de contingenciamento decretado pelo prefeito, em decorrência da crise, o orçamento recebe um corte de 23 milhões e meio. O trabalho que se vem fazendo é para adequar as despesas às receitas que vão entrando”, falou.    

O assessor contábil da Prefeitura, Tadeu Sande, apontou, em 2015, com repercussão em 2016, uma queda no Imposto sobre Serviços de qualquer qualidade – ISS do município, como reflexo da redução dos serviços nas obras da Transposição.

Após todas as autoridades concluírem suas falas, foi dado ao público presente o momento para expressar suas dúvidas, fazer perguntas ao secretario de Planejamento e informar suas sugestões aos presentes.

Por Victor Simão- REDAÇÃO SALGUEIRO NOTÍCIAS

—————

Voltar