Mundo

12/05/2015 20:13

Novo terremoto no Nepal deixa mais de 50 mortos e mil feridos

Um novo terremoto atingiu o Nepal na manhã desta terça-feira, apenas duas semanas depois do tremor que matou mais de 8 mil e feriu quase 18 mil pessoas.

O mais recente tremor, de magnitude 7,3, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos, teve o epicentro perto da cidade de Namche Bazar, nas cercanias do Monte Everest, a cerca de 85 km da capital nepalesa, Katmandu. Ele teria ocorrido a 19 km de profundidade.

De acordo com as autoridades nepalesas, ao menos 48 pessoas morreram e mais de mil ficaram feridas no país.

O tremor também foi sentido no norte da Índia e no Tibete, onde deixou, no total, outros 18 mortos.

Meia hora mais tarde, um tremor secundário de magnitude 6,3 foi detectado no distrito de Ramechap. Pelo menos outros cinco tremores também foram sentidos na região.

EscombrosO novo tremor foi mais fraco que o de março, mas ainda assim causou destruição

Profundidade

O epicentro foi mais profundo que o do tremor de 25 de abril - tremores mais "rasos" tendem a causar mais danos na superfície.

Mas os tremores voltaram a causar desabamentos e terror na população, ainda traumatizada com a tragédia de duas semanas atrás.

Em Katmandu, milhares de pessoas saíram às ruas, em pânico.

Distritos a leste da cidade parecem ter sido os mais atingidos. A polícia em Charikot, a 80 km da capital, afirmou que 20 pessoas morreram na região.

Um terremoto de 7,3, ainda que mais fraco, tem o potencial para causar estragos significativos em estruturas e provocar deslizamentos de terra e avalanches.

Já o terremoto de 25 de abril teve magnitude 7,8 (liberando uma energia mais de 5 vezes maior que o desta terça-feira), e, segundo a ONU, destruiu mais de 70 mil casas e edifícios.

AFPPacientes de um hospital em Katmandu são evacuados por causa do segundo terremoto

Os esforços de ajuda humanitária para o primeiro terremoto ainda estão em andamento, tanto que o exército nepalês apenas nesta semana conseguiu chegar a algumas das áreas mais remotas no país - o Nepal está localizado em terreno majoritariamente montanhoso.

Na semana passada, a ONU se queixou de ter recebido apenas US$ 22 milhões dos mais de US$ 400 milhões necessários para as operações.

Mais de 2 milhões de pessoas ainda estão desabrigadas.

BBC BRASIL

—————

02/05/2015 01:26

Número de mortos após terremoto no Nepal vai a 6.204

Último boletim informa que número de feridos está perto de 14 mil.
Oito milhões foram afetados pelo forte tremor.

Homem e mulher se abraçam na praça Durbar, em Katmandu (Foto: Prakash Mathema / AFP)Foto: Reprodução/Globo

O forte terremoto que devastou o Nepal no sábado (25) já deixou 6.204 mortos e 13.932 feridos, informa o último boletim oficial, divulgado nesta sexta-feira (1º) pelas autoridades locais.

De acordo com a ONU, oito dos 28 milhões de habitantes do Nepal foram afetados pela catástrofe, incluindo 1,7 milhão de menores.

A Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho (FISCV) afirmou que continua "extremamente preocupada" com o destino de centenas de milhares de pessoas no país do Himalaia.

O tremor, de magnitude 7,8, foi o mais mortífero dos últimos 80 anos no Nepal, e segundo especialistas da Cruz Vermelha, cidades e aldeias nos distritos mais atingidos perto do epicentro sofreram uma devastação quase total.

As pessoas na zona mais atingida "estão em uma situação desesperadora", revelaram os especialistas da Cruz Vermelha.

G1.COM

—————

28/04/2015 15:35

Indonésia executa brasileiro e outros 7 por tráfico de drogas

O paranaense Rodrigo Muxfeldt Gularte e outros sete condenados por tráfico de drogas foram executados na Indonésia na tarde desta terça-feira horário de Brasília (início de quarta, no horário local).

Rodrigo Gularte | Foto: Arquivo pessoal

As execuções por fuzilamento foram realizadas na prisão de Nusakambangan, a 400km de Jacarta, disse à BBC Brasil o advogado de Gularte, Rick Guanwan. A filipina Mary Jane Fiesta Veloso foi poupada, disse ele.

Gularte, de 42 anos, havia sido preso em 2004 ao tentar entrar na Indonésia com 6 kg de cocaína em pranchas de surfe, e condenado à morte em 2005. A família tentava convencer autoridades a rever sua pena após ele ter sido diagnosticado com esquizofrenia.

Ele foi o segundo brasileiro a ser executado na Indonésia - em janeiro, o carioca Marco Archer Cardoso Moreira foi fuzilado após ser condenado por tráfico de drogas.

A Indonésia cumpriu as sentenças apesar da forte pressão internacional para que revisse as penas. Presos e seus familiares e advogados haviam sido avisados das execuções no sábado.

Além de Gularte, foram executados dois cidadãos da Austrália, três da Nigéria, um de Gana e um indonésio.

BBC BRASIL

—————

25/04/2015 15:36

Terremoto que ocorreu no Nepal deixa milhares de mortos.

O número de mortos chegou a 1.170, o tremor destruiu prédios, monumentos e casas

Homem observa casa que tombou após o terremoto que atingiu a Índia e o Nepal matando centenas (Foto: Diptendu DuttaAFP)(Fotos: globo.com)

O forte tremor que ocorreu hoje(25) no Nepal por volta das 3h25 (pelo horário de Brasília), o terremoto foi registrado como 7,8 de magnitude e durou entre 30 segundos e  dois minutos. Mesmo depois do tremor maior os moradores ainda sentiram outros três tremores menores.

De acordo com o site globo.com a repórter Carol Barcellos do "Planeta Extremo" estava próximo ao local. Ela e sua equipe viajavam em um micro-ônibus e sentiram a terra tremer, ela informou também que no momento em que eles passavam por um certo local, viram  pelo menos dois carros que foram  atingidos, e que havia pessoas feridas. Vias estão bloqueadas, e fica dificil até para as autoridades se deslocarem para outras cidades atingidas. A repórter ainda disse que por onde eles passavam viam pessoas correndo nas rua, ou então desorientas por causa do ocorrido.

O Nepal é diferente de outros países, pois, sofre carência de recursos financeiros e não tem como se precaver deste tipo de incidentes.

O porta voz da polícia do Nepal Kamal Singh Bam disse, "Os esforços de resgate ainda estão em andamento. Tememos que o número de vítimas suba à medida que os escombros sejam vasculhados".

Várias famílias ficaram desabrigadas, a embaixada brasileira no Nepal informou que não há informações sobre brasileiros mortos ou feridos.

Mães e filhos deixam suas casas e esperam em uma escola após forte terremoto atingir o Nepal e a Índia. (Foto: Navesh Chitrakar / Reuters)(Fotos globo.com)    O terremoto também atingiu a Índia, onde deixou pelo menos seis vítimas fatais, e sacudiu várias casas principalmente no norte do país. O USGS (Instituto de Geofísica dos Estados Unidos), registrou o tremor como sendo de 7,5, que se elevou para 7,9. Também foram registrados outros quatro sismos menores, logo após o mais forte.

 

(Foto: internet)      No famoso Monte Everest ocorreu uma avalanche devido as proporções do terremoto. Nesta época do ano o tráfego de alpinistas é grande na região, e segundo informações do próprio site globo.com, em média 10 montanhistas morreram soterrados pela neve. Um montanhista brasileiro do estado do Ceára de nome Rosier Alexandre que está no Monte Everest ligou para sua família por volta das 7h30 da manhã deste sabádo(25), e informou que esta bem.

"Ele falou muito rapidamente, disse que está bem, mas não sabe como está a via de escalada", disse Danúbia Saraiva, mulher de Alexandre. O cearense está no campo 2 do monte, a 5.364 metros de altitude.

PELA REDAÇÃO DO SALGUEIRO NOTÍCIAS

ATUALIZAÇÃO 

26/04/15 17:30

Hospitais no Nepal estão lotados, enquanto total de mortos ultrapassa 2,4 mil

Médicos sobrecarregados moviam centenas de pacientes para as ruas da capital do Nepal neste domingo enquanto tremores secundários sacudiam hospitais e edifícios já danificados pelo terremoto que matou mais de 2.400 pessoas e devastou o Vale de Kathmandu.

Doentes e feridos deitavam-se em uma empoeirada rodovia fora do Kathmandu Medical College, enquanto funcionários do hospital carregavam pacientes para fora do prédio em macas e sacos.

Os médicos montaram uma sala de operações dentro de uma tenda para onde levavam os mais críticos, após um tremor particularmente grande forçar as pessoas a correrem aterrorizadas para as ruas.

O tremor secundário, de magnitude 6,7, provocou mais avalanches nos Himalaias depois do terremoto do sábado de magnitude 7,9 -- que desencadeou o pior desastre do Everest e foi o mais intenso desde 1934, quando 8.500 pessoas morreram.

No lado externo do Centro Nacional de Trauma em Kathmandu, pacientes em cadeiras de rodas que estavam em tratamento antes do terremoto juntaram-se a centenas de feridos com membros fraturados e sujos de sangue, deitados dentro de barracas feitas com lençóis do hospital.

Agências de ajuda e autoridades disseram que a maioria dos hospitais estava sobrecarregada e com poucos suprimentos médicos. 

Reuters

—————