Notícias sobre Concursos

29/06/2015 21:52

Concurso INSS 2015: autorização pode sair a qualquer momento

Agora que o Orçamento da União foi aprovado, MPOG deverá autorizar concurso para o INSS em breve.

O Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão deverá se pronunciar oficialmente a respeito do novo concurso do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em breve. Com a aprovação do Orçamento da União de 2015, ocorrida no dia 17/03, mais tarde tornado Lei (22/04), foi dado um passo positivo e decisivo para que se concretize este concurso.

O pedido de concurso inicialmente estipulou um total de 3.080 vagas, mas a solicitação foi refeita e reencaminhada à pasta, desta vez com um total de 4.730 vagas a serem preenchidas. A maioria das oportunidades (2.000) se destina ao cargo de Técnico do Seguro Social (nível médio), enquanto as demais se distribuiriam entre os cargos de Médico Perito (1.150) e Analista do Seguro Social (1.580).

Concurso pode ficar para 2016: na busca por certezas, o deputado Chico Alencar solicitou ao Ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, em março de 2015, informações sobre o próximo concurso do INSS. O requerimento pode ser acompanhado no link: <https://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=996894>.

A resposta que foi dada dias depois pelo MPOG não é muito animadora, apesar de até já ser previsível: as vagas solicitadas foram contempladas parcialmente na LOA 2015 e não é possível dizer se a autorização sairá este ano, muito menos qual será o total exato de vagas/cargos a ser oferecido. Tudo isso porque o pedido ainda encontra-se em análise. Conclusão: existe possibilidade desse concurso ficar para 2016, sim!

A carreira de Técnico do Seguro Social requer o nível médio de escolaridade e proporciona remuneração inicial em torno de R$ 4,4 mil.

O ideal para todos os candidatos neste momento é priorizar os estudos, com base no conteúdo estabelecido no edital anterior.

INSS tem déficit superior a 10 mil servidores

Segundo a ANPAC - Associação Nacional de Proteção e Apoio aos Concursos, o INSS merece atenção especial no que se refere à reposição das perdas de pessoal, em função de sua importância social para a população. A Associação informa, inclusive que existe um déficit no órgão federal que é superior a 10 mil servidores em todo o país. "Para reverter o quadro precisa o governo intensificar a política de concursos públicos", conclui a nota.

Dicas de preparação

O professor Evandro Guedes, do Alfacon, adverte aos candidatos que a procura para o concurso do INSS é sempre grande, já que os cargos oferecidos são extremanente atraentes, tanto do ponto de vista remuneratório, quanto pelas características da própria carreira no órgão. “O último concurso ocorreu em 2012 e tivemos vagas para todo o território nacional, o que deve ocorrer novamente. As matérias básicas (português, informática, raciocínio lógico, direito administrativo e direito constitucional) jamais devem ficar de fora. A matéria chave é direito previdenciário e o candidato deve ficar atento às constantes mudanças na lei”, enfatiza.

Já o professor Reni Oswaldo, da equipe do Apostilas Opção, empresa que há mais de 20 anos atua no mercado de apostilas, lembra que a procura por este concurso está cada vez mais intensa, e obviamente sairão na frente os candidatos que começarem logo os estudos. "A dica principal é priorizar direito previdenciário, no entanto, por ser um concurso muito concorrido, o ideal mesmo é elaborar um bom e realístico cronograma de estudos, uma vez que sabemos que legislação em geral é assunto que deve ser estudado com muita atenção. Afinal, em concursos muito disputados, os detalhes podem fazer toda a diferença", afirma Oswaldo.

Cocursos no BRASIL

—————

23/06/2015 17:00

Concurso Escola de Sargentos das Armas do Exército (EsSA)

Aberto concurso público para o Curso de Formação Sargentos das Armas (EsSA), com oferta de mais de 1.410 vagas em três áreas.

Para você concurseiro que quer seguir à carreira Militar, a Es SA abriu 1.410 vagas em três diferentes áreas

A Escola de Sargentos das Armas do Exército Brasileiro (EsSA) divulgou as normas (editais 02, 03 e 04/2015) para realização do novo Concurso de Admissão aos Cursos de Formação de Sargentos das Áreas Combatente/Logística-Técnica/Aviação, Música e Saúde. Os Cursos de Formação terão início em abril de 2016 e término em dezembro de 2017.

Para participar do concurso, o candidato deverá, entre outros requisitos, ter concluído o ensino médio, possuir no mínimo 17 e no máximo, 24 anos de idade, sendo que, para as áreas de saúde e música, a idade máxima será de 26 anos de idade; medir, no mínimo, 1,60m de altura, para o sexo masculino, ou 1,55m para o sexo feminino, e não estar em condição de réu em ação penal.

Apostila SARGENTOS DO EXÉRCITO (CFS) - Concurso Escola de Sargentos das Armas (EsSA)

Para a área de Combatente/Logística-Técnica/Aviação, há vagas para os cursos de Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia, Comunicações, Intendência, Topografia, Material Bélico – Armamento, Material Bélico – Mecânico Operador, Manutenção de Comunicações, Material Bélico – Mnt Vtr Auto e Aviação – Manutenção.

Para a área de Música, as oportunidades são para os seguintes naipes: Clarineta, Fagote em dó/Contra-Fagote em dó, Flauta em dó/Flautim em dó, Oboé em dó/Corne-inglês, Saxhorne, Saxofone, Tímpanos/Bombo/Pratos/Tarol/Caixa Surda, Tuba, Trombone Tenor/Trombone Baixo, Trompa e Trompete/Cornetim/Flueghorne.

Já na Saúde, as chances são para Técnico em Enfermagem.

As inscrições poderão ser efetuadas até 06 de julho de 2015, via internet no site https://www.esa.ensino.eb.br, mediante pagamento de taxa de inscrição no valor de R$ 70,00.

O concurso de admissão para a matrícula nos CFS terá as seguintes fases:

a) 1ª fase, composta pelas etapas de exame intelectual, valoração de títulos, inspeção de saúde, exame de aptidão física e exame de habilitação musical, para os candidatos da área Música aprovados (aptos) nas etapas anteriores e convocados para este exame prático;
b) 2ª fase: revisão médica e comprovação dos requisitos biográficos dos candidatos, de caráter eliminatório, quando de sua apresentação nas OMCT.

As provas terão data e local anunciados no https://www.esa.ensino.eb.br, com antecedência.

A validade do concurso será de 15 dias após a homologação do resultado do certame.

Mais informações sobre todas as vagas podem ser encontradas no Manual do Candidato, acessível no link a seguir: https://concurso.esa.ensino.eb.br/site/ManualDoCandidato.aspx

Os editais foram publicados no Diário Oficial da União em 11 de maio de 2015, seção 3, a partir da página 23.

Editado por Victor Simão-SALGUEIRO NOTÍCIAs/ Via Concursos no Brasil

 

—————

—————


Tempo


Parceiros SN



Guia do Concurseiro

No oferecimento:

Sites para estudo

23/06/2015 17:20

Confira aqui links de sites para você estudar

Clique no nome em azul para ser direcionado Nossa intenção junto com o ALFA X CONCURSOS é, ajudar você que gosta de estudar e é aficcionado por concursos públicos à conseguir uma sobreposição em relação à outros candidatos. Aqui você concurseiro, encontrará Informações sobre novos concursos e como estudar para eles, além de...

—————

—————


Dicas para Estudo

12/07/2015 16:18

52 Dicas para passar em Provas e Concursos

1. ATENÇÃO: SE VOCÊ NÃO SEGUIR ESSAS DICAS... ALGUÉM SEGUIRÁ!    2. A HORA É AGORA! Não se deixe enganar. A vida passa rapidamente. Não podemos ficar perdendo tempo para realizar nossos sonhos. Se você pensa que concurso é como carnaval, que acontece todo ano, você acabará passando...

—————

—————


Vídeos sobre concursos

28/06/2015 19:30

Vídeo: Os 5 erros do concurseiro tradicional

Veja nesse vídeo qual os 5(cinco) erros mais cometidos pelos concurseiros tradicionais e NÃO OS PRATIQUE. Seja diferente e faça a coisa certa!

—————