Entreterimento

06/12/2015 18:16

Divulgado quanto o Seu Madruga devia ao Sr. Barriga

image

O programa "Chaves" foi exibido durante muitas décadas e fez muito sucesso, porém não havia um episódio em que o Sr. Barriga não estivesse cobrando os 14 meses de aluguel atrasados do Seu Madruga. Mas quanto de fato o Seu Madruga devia ao Sr. Barriga?

Um site mexicano (Nuroa), especializado em questões imobiliárias fez as contas, e o valor convertido é igual a R$6.500,00. O site levou em conta que um mês de aluguel em uma casa de 35  metros quadrados naquela época custava em torno de 115 dólares. Ou seja, os ditos 14 meses de aluguel que o Seu Madruga devia ao Sr. Barriga eram iguais a 1.617,00 dólares.

O mistério acabou!

Por Victor Simão - DA REDAÇÃO SALGUEIRO NOTÍCIAS

 

—————

30/11/2015 23:27

Governo confirma relação entre zika vírus e epidemia de microcefalia

Para o governo brasileiro, não há mais dúvidas: o zika vírus é o causador da epidemia de microcefalia que atinge o país.

 

As suspeitas foram confirmadas no fim da tarde deste sábado pelo Ministério da Saúde, que informou ter comprovado a relação a partir do caso de uma criança nascida na região Nordeste, que é a mais afetada.

No Brasil todo, já são mais de 700 casos notificados em 160 municípios de nove Estados.

Em nota, o ministério afirmou que “o Instituto Evandro Chagas, órgão do ministério em Belém (PA), encaminhou o resultado de exames realizados em um bebê, nascida no Ceará, com microcefalia e outras malformações congênitas. Em amostras de sangue e tecidos, foi identificada a presença do vírus Zika.”

A partir dos exames dessa bebê, que acabou não resistindo e morreu, o governo confirmou a relação entre o vírus e a microcefalia.

"Essa é uma situação inédita na pesquisa científica mundial", afirmou o governo.

Isso porque a correlação entre o zika e a microcefalia não havia sido confirmada anteriormente. Na Polinésia Francesa, autoridades estão pesquisando a ligação, já que também houve casos de má-formação cerebral em fetos e recém-nascidos após a epidemia de zika que atingiu o território entre 2013 e 2014.

Aedes

Como o zika é transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, responsável também pela dengue, o governo declarou que pretende reforçar “o chamado para uma mobilização nacional para conter o mosquito transmissor, o Aedes aegypti”.

A nota do Ministério da Saúde informa também que ainda há muitas questões a serem esclarecidas sobre a transmissão do agente, sua atuação, infecção do feto, mas que análises iniciais mostrar que o período de maior vulnerabilidade para a gestante (e seu bebê) são os três primeiros meses de gravidez.

Mortes

Além da bebê, o Ministério da Saúde confirmou outras duas mortes relacionadas ao vírus zika. As análises indicam que esse agente pode ter contribuído para agravamento dos casos e óbitos.

O primeiro caso é o de um homem com histórico de lúpus e de uso crônico de medicamentos corticoides, morador de São Luís, no Maranhão.

Com suspeita de dengue, foi realizada coleta de amostra de sangue e fragmentos de vísceras (cérebro, fígado, baço, rim, pulmão e coração). Um exame laboratorial apresentou resultado negativo para dengue, mas detectou o genoma do vírus zika no sangue e vísceras.

Confirmado na sexta-feira (27), o segundo caso é de uma menina de 16 anos, do município de Benevides, no Pará, que morreu no final de outubro.

Com suspeita inicial de dengue, notificada em 6 de outubro, ela apresentou dor de cabeça, náuseas e petéquias (pontos vermelhos na pele e mucosas). A coleta de sangue foi realizada sete dias após o início dos sintomas, em 29 de setembro. O teste foi positivo para zika, confirmado e repetido.

Por Victor Simão - DA REDAÇÃO BBC BRASIL

 

—————

12/11/2015 21:17

Saúde: Especialista alerta sobre cuidados com o uso de fones de ouvido

Acessório é vilão quando o assunto é problema na audição. Dia Nacional de Prevenção à Surdez é comemorado nesta terça-feira (10).
 

Especialista-alerta-cuidados-uso-fones--ouvidoFoto: Reprodução.

Dia Nacional de Prevenção e Combate à Surdez, comemorado nesta terça-feira (10 de novembro de 2015), chama a atenção sobre a importância do cuidado com a saúde auditiva.

Os fones de ouvidos são um dos principais vilões quando o assunto é problema na audição, segundo a fonoaudióloga audiologista, Rafaela Ferreira.

Cada vez mais comum, o acessório usado no cotidiano e em diferentes ambientes, é um perigo se usado em volume que ultrapasse 80 decibéis, de acordo com a especialista. O exagero pode ocasionar sintomas como zumbidos e até provocar a surdez.

“O uso inadequado do fone é extremamente prejudicial à saúde. O perigo fica maior quando se soma o volume máximo do fone e os ruídos externos como barulho do ônibus e de outros veículos e pessoas. É importante saber usar o aparelho para não se prejudicar. Para evitar problemas auditivos, basta não exagerar”,alertou a fonoaudióloga.

Outra medida para prevenir problemas na audição é a realização do Teste da Orelhinha. O cuidado com a saúde auditiva acontece nos primeiros dias de vida com a realização do teste. Rafaela explica que o exame é fundamental para verificar se o bebê apresenta alguma deficiência e, assim, identificar o tratamento mais indicado em cada caso.

“O Teste da Orelhinha deve ser feito logo nas primeiras semanas de vida, com até 30 dias de vida, para verificarmos qualquer alteração auditiva no recém-nascido. O quanto antes tivermos o diagnóstico, podemos analisar junto à família qual a melhor medida a ser tomada como a adoção da língua dos sinais ou implante de prótese”, explicou a especialista.

Teste da Orelhinha

O Teste da Orelhinha identifica se há deficiência auditiva nos recém-nascidos. O exame deve ser realizado nos primeiros dias de vida. A fonoaudióloga Rafaela Ferreira orienta que o bebê esteja dormindo durante o exame que é indolor e não tem contraindicação.

Mesmo com o resultado negativo para o teste, a profissional recomenda que a família observe o bebê, se ele reage aos sons de música e fala, por exemplo. O teste da Orelhinha é obrigatório.

Por Victor Simão - DA REDAÇÃO S1 NOTÍCIAS
 

—————

19/10/2015 23:50

2º Jornada de Cinema e Música se encerrou sábado na cidade de Salgueiro-PE. Veja imagens;

 IMAGEM DO FACEBOOK

Na cidade de salgueiro se deu a "2º Jornada de Cinema e Música de Salgueiro-PE", que aconteceu nos dias 15, 16 e 17 de outubro com iniciativa da Moinho Produções - Cultura e Idéias.

Nos dias em que se deu o projeto foram exibidos gratuitamente curta - metragens em três bairros da cidade. Os bairros contemplados para

sediar o evento que teve apoio da Funcultura, Fundarpe, Secretaria Estadual de Cultura e Governo de Pernambuco foram:

*Na quinta, dia 15/10, na praça do Planalto. 

*Na Sexta, dia 16/10, na Academia das Cidades, Prado.

*No Sábado, dia 17/10, na Praça CEUS - COHAB

Bruno Feitosa, ex- Secretário de Cultura e Esportes/ Dono da Moinho em foto de Victor Simão/ SALGUEIRO NOTÍCIAS

A nossa equipe doSalgueiro Notícias esteve presente no dia 16 onde, o projeto segundo nos informou Bruno Feitosa ( Ex- secretário de Cultura e Esportes/ Dono da Moinho) foi criado por Raquel Rocha que faz parte da Secretária de Comunicação do município. "O projeto já existia desde o ano de 2011, que foi a "1º Jornada de Cinema e Música da cidade de Salgueiro-PE, porém a gente da moinho decidiu resgatar e apresentar ao governo do estado que aprovou o projeto", disse Bruno ao nosso adaministrador. O porjeto teve na programação 5  (Cinco)  filmes de curta - metragem, além de música ao vivo com a banda salgueirense Free Jazz.  Confira a programação que foi exibida nos três dias:

CINEMA - filmes de classificação livre:
* O Cangaceiro, animação, 05 minutos
* Malha, documentário, 14 minutos
* Papel Moeda, ficção, 10 minutos
* O Macaco e o Rabo, animação, 08 minutos
* Salu e o Cavalo Marinho, animação, 13 minutos

MÚSICA
* Free Jazz, música regional

Bruno ainda nos informou que a terceira etapa desse projeto também já foi aprovada pelo governo do estado, ou seja, ano que vem acontecerá a 3º  Jornada de Cinema e Música da cidade de Salgueiro-PE, ele ainda fez questão de nos falar que a prefeitura da cidade não apoiou o evento. Confira mais imagens;

Foto: Victor Simão/ SALGUEIRO NOTÍCIAS

Foto: Victor Simão/ SALGUEIRO NOTÍCIAS

Foto: Victor Simão/ SALGUEIRO NOTÍCIAS
Por Victor Simão - DA  REDAÇÃO SALGUEIRO NOTÍCIAS
 

—————

01/10/2015 21:08

GM lançará serviços de compartilhamento de carros nos EUA no início de 2016


A General Motors disse nesta quinta-feira que planeja lançar um serviço de compartilhamento de carros em cidades dos Estados Unidos no início de 2016, expandindo os esforços para competir por receitas de consumidores que querem pagar para usarem veículos em vez de serem donos deles.

A GM também planeja expandir o programa de compartilhamento de veículos chamado "CarUnity", que está sendo implementado em Frankfurt, na Alemanha, para operar em todo o país europeu, disse a investidores Mike Abelson, vice presidente da GM para administração de programas.

Abelson não disse quais cidades norte-americanas a GM escolherá para lançar uma operação de compartilhamento de veículos, mas a montadora informou nesta quinta-feira que lançará um programa em pequena escala em Nova York, chamado "Let's Drive NYC", que vai começar com dez veículos.

Por Victor Simão - DA REDAÇÃO REUTERS BRASIL

—————

29/09/2015 22:32

As garras do Facebook estão aumentando com novas tecnologias de ID


O Facebook é bem conhecido por cercar o usuário e mantê-lo o maior tempo possível dentro da rede social. Além disso, ele sempre está envolvido em questões de invasão de privacidade de usuários e coleta de dados. Agora, uma nova tecnologia registrada pela rede de Zuckerberg pode aumentar as garras da companhia.
Em uma patente registrada em janeiro deste ano e aprovada neste mês pelo governo norte-americano (você pode conferir o registro clicando aqui), o Facebook vai incluir um sistema que tem a capacidade de identificar e rastrear fotos produzidas por determinados tipos de câmeras. Ou seja, a rede vai identificar, analisar e rastrear qual gadget você usa para bater as suas fotos.
De acordo com o Facebook, como você pode ler na patente, isso é "benéfico para o sistema de networking entre usuários. Por exemplo, para recomendar conexões em potencial, recomendar eventos e grupos, identificar usuários com mais de uma conta, detectar contas fraudulentas e a afinidade entre usuários". Isso significa que, se você tem duas contas no Facebook (sendo uma fake ou com outro propósito), a rede social vai saber que ambas estão interligadas.
Esse sistema do registro atribui IDs próprias para gadgets utilizando metadados — como pixels e outras definições. Até o momento, você consegue remover os metadados de imagens que foram postadas na rede. Porém, em pouco tempo o Facebook vai ter a capacidade de pegar os dados diretamente de gadgets, sabendo qual é o sensor, qual é a lente e o que mais for necessário. Isso pode ser um pouco assustador se pensarmos nas possibilidades, não?
Por Victor Simão - DA REDAÇÃO TECMUNDO

—————

22/09/2015 21:07

Reabertura da Casa da cultura promete ser bem organizada!

                                                                                                                                                                                                              Vista quase frontal da Casa da cultura após reforma. Foto: Victor Simão/Redação Salgueiro Notícias

Hoje nossa redação "deu uma passadinha" na Casa da Cultura pra conferir como estão as obras. Nosso administrador foi autorizado a entrar no prédio, porém não pode tirar fotos do interior do local, para não quebrar as espectativas para o dia de sábado. A casa foi reformada, não reconstruída, isso indica que todas as coisas que o Coronel Veremundo deixou, só foram reformadas pra ficar igual ao original. Em conversa com algus trabalhadores que lá estavam e com o futuro coordenador da casa, fomos informados que só o que não tinha mas como recuperar que foi reconstruído. A reabertura do prédio ao público será no próximo sábado, 26, ás 19 horas. A casa funcionará como oficina para todos os tipos de artes e linguagens da região.

 

Vista quase lateral da Casa da Cultura após reforma. Foto: Victor Simão/ Redação Salgueiro Notícias

Por Victor Simão - DA REDAÇÃO SALGUEIRO NOTÍCIAS

—————

21/09/2015 22:53

Casa da Cultura reabre em Salgueiro no próximo sábado 26

Prédio da Casa da Cultura em Salgueiro.

No próximo sábado 26 de Setembro, a Casa da Cultura será reaberta em salgueiro. O espaço que foi construído em 1920 pelo então Coronel Veremundo Soares e que está de pé há 95 anos, teve seu momento ápice como loja de varejo no final da década de 70. O prédio que faz parte da história salgueirense ficou fechado por um ano para reformas nas partes externas e internas. A estrutura original foi mantida mas foram acrescentados dois novos banheiros ao amplo espaço da edificação.

A reabertura está marcada para o proximo dia 26, sábado, ás 19 horas no centro onde se situa a construção quase centenária. Na abertura tera a exposição de fotografias registradas pelo fotógrafo José Rodrigues, denominada "O Sertão de Zé do Mestre", onde o povo salgueirense terá a oportunidade de ver o cotidiano do nosso artista conterrâneo retratado em belas fotografias, e que já rodou até a capital, mas também parte dela foi exposta no Memorial do Couro. Além de artesão Zé do Mestre também gosta da arte da poesia popular e causos de veia humorística. Ele mantém a tradição junto com seu filho Irineu do Mestre que o ajuda nas confecções das peças. Além das fotografias o visitante poderá ver peças feitas pelas mãos do artesão.

Por Victor Simão - DA REDAÇÃO SALGUEIRO NOTÍCIAS

—————

08/09/2015 14:45

Desfile Cívico 7 de Setembro em Salgueiro-PE

Nessa segunda-feira, 07 de setembro, por volta das 16h10min deu-se inicio a mais um desfile cívico em comemoração ao Dia da Independência do Brasil.  Em homenagem a esse dia várias escolas e instituições desfilaram com suas bandas marciais, entre elas estavam as escolas Cecília Meireles, Paulo Freire, Ceraque, EREMSAL, EREM AUREA, EREM URBANO GOMES, dentre outra várias escola que saíram as ruas para serem admiradas pela população salgueirense e das cidades circunvizinhas.

O desfile este ano teve a largada no Banco Santander, concentração na Praça da Catedral (Igreja Matriz), e termino no girador da bomba, em frente ao Pasteles. O Nuprev Sertão desfilou junto às escolas Cecília Meireles e Construção do Saber. A segurança dos cidadãos presentes foi feita pelo 8º BPM. Lá também estiveram presentes os agentes de trânsito municipais dentre outras autoridades. Para ver mais imagens Clique Aqui

Por Victor Simão - DA REDAÇÃO SALGUEIRO NOTÍCIAS

—————

01/09/2015 20:27

Coletiva de imprensa para divulgação das festividades da Paróquia Santa Cruz

Nesta terça feira, dia 01 de setembro de 2015, aconteceu na Paróquia missionária da Santa Cruz, a coletiva de imprensa com intuito de divulgar as festividades da Paróquia a comunidade Católica Salgueirense e o Salgueiro Noticias fez-se presente no local para fazer cobertura do evento junto a outros veículos de comunicação.

Da Esquerda para a direita o radialista da rádio Vida FM, Dorgival Luiz, Padre Erasmo e Tiago Lima Radialista  da Asa Branca AM. Foto: Nyara Aquino

As festividades da paróquia foram iniciadas pelo Padre Domingos Malan, e neste ano a festa já está na décima edição. “Estamos apenas começando, a muita missão pela frente, então dez anos, a gente diz que está apenas ‘engatinhando’, nós temos que caminhar muito mais...” falou o Padre Erasmo.

Este ano as festividades terão duração de dez dias, “A gente quer dedicar estes dez dias para festejar a Deus”, falou Padre Erasmo. A festa acontecerá do dia 04 ao dia 14 de setembro e terá como tema “Quando Eu for levantado da terra, atrairei todos a mim” (João 12,32b).

Ao ser questionado sobre a destinação dos recursos adquiridos com as festividades, o Padre falou que o objetivo das três festas anteriores incluindo esta, sempre foi a de começar a construção da torre da igreja, porém necessita de 100 mil reais e atualmente possui em caixa apenas 74 mil reais. “Esperamos chegar aos cem mil este ano”. O padre também falou que o plano futuro da paródia é a ampliação da mesma.

Foto: Nyara Aquino

A programação das festividades inclui programação religiosa e programação cultural.

Além da imprensa local, o vereador e presidente da câmara municipal, Pedro de Compadre, esteve presente na coletiva.

“Convocamos todo o povo para celebrar a alegria de fazer parte do povo de Deus”, finalizou o Padre Erasmo, convidando toda a comunidade católica de Salgueiro e região.

Foto: Nyara Aquino

 

 

Por Deivyson Barros - Redação Salgueiro Notícias

—————