Arquivo de artigos

25/02/2016 21:54

Interessante: Cidade de Salgueiro-PE ganha fábrica de Painéis Solares

Imagem Ilustrativa

A empresa Lipiec Energy abre um novo empreendimento em Salgueiro, cidade do sertão central, com espectativa de geração de mais de 250 empregos de forma direta e indireta. 

Foi lançado hoje (25/03) as instalações da futura fábrica de Modúlos Fotovoltaícos, que fica/ficará localizada às margens da estrada que dá acesso ao distrito do Pau Ferro, zona rural de Salgueiro. O terreno onde serão construídas as futuras instalações foi doado pelo empresário Clebel Cordeiro. Os produtos (Painéis) que serão fabricados pela Lipiec, acumulam a energia solar durante o dia em baterias e depois a convertem em energia elétrica, que pode ser usada em qualquer aparelho da classe.

A empresa começará com a produção de 2.000 unidades nesse primeiro semestre, porém no segundo pretende expandir para 127 mil no fim do segundo semestre. As unidades serão vendidas 30% abaixo do valor de mercado. Cada painel custará em média R$ 706,00.

Por Victor Simão - DA REDAÇÃO SALGUEIRO NOTÍCIAS 

—————

24/02/2016 23:58

Balançou tudo', relata moradora sobre tremor de magnitude 3.8 no Agreste

Mulher mora perto de epicentro do abalo de magnitude 3.8 em São Caetano.
Técnicos do LabSis visitaram o município de PE nesta quarta-feira (24).

A agricultora Janaína Maria da Conceição Santos mora próximo ao epicentro do tremor registrado no Agreste (Foto: Paula Cavalcante/ G1)A agricultora Janaína Maria da Conceição Santos mora próximo ao epicentro do tremor registrado no Agreste (Foto: Paula Cavalcante/ G1)
Moradores da zona rural de São Caetano, no Agreste de Pernambuco, foram visitados nesta quarta-feira (24) por técnicos do Laboratório Sismológico (LabSis) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O objetivo era mapear a área para identificar o lugar mais aproximado do epicentro do tremor de 3.8 de magnitude registrado na terça-feira (23). O ponto mais perto apontado pelos sismólogos foi uma propriedade no Sítio Boa Vista.
A agricultora Janaína Maria da Conceição Santos, de 21 anos, mora em uma das comunidades próximas ao epicentro. "Eu me agarrei nos meninos. Só vi as telhas balançando. Balançou tudo mesmo, até as paredes tremeram, parecia que estavam dançando. Dançou tudo", relatou ao G1.

"A gente tem o dado instrumental, que já dá para você uma referência de onde ocorreu, e a gente vem fazer o trabalho chamado de macrocismo, que é ver o efeito na parte estrutural e também nas pessoas", explicou o sismólogo Eduardo Menezes, do LabSis.

Ainda de acordo com Menezes, não há como prever um tremor. "O que se pode fazer é um acompanhamento, até mesmo da evolução temporal. São eventos que acontecem durante um determinado período, com frequência pequena. Pode ter evento de magnitudes maiores como também pode ter período de vários eventos de pequena intensidade".

Quem também estava em casa e sentiu o tremor foi a agricultora Janilda Maria Regina da Conceição, de 20 anos. "Tava sentada quando pensa que não começou a tremer. Senti tremendo muito, mexendo bastante a estante, um monte de coisa dentro de casa."

Na cidade, o ambulante Manuel Messias, de 46 anos, contou que estava encostado em uma parede quando o tremor foi registrado. "Para mim o prédio ia cair. A barraquinha do cachorro-quente balançou todinha na calçada. Deu um susto medenho. Quem tava dentro de casa correu para o meio da rua".

Sobre o fato de moradores de municípios mais distantes terem relatado que sentiram o tremor, como por exemplo Catende, na Mata Sul, o sismólogo afirmou que quando a magnitude é de 3.8 a 4, é possível sentir em um raio de até 100 quilômetros.

Mais de 200 tremores
No intervalo de pouco mais de 17 horas, foram registrados 259 tremores em São Caetano e Caruaru, no Agreste de Pernambuco, entre as 12h da terça-feira (23) e as 5h30 desta quarta (24). A informação é do Laboratório Sismológico (LabSis) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). De acordo com o sismólogo Eduardo Menezes, "o epicentro do fenômeno foi em São Caetano. O abalo de 3.8 de magnitude atingiu um raio de 50 quilômetros".

Moradores de outras cidades relataram em redes sociais que também sentiram os abalos: Toritama, Agrestina, Riacho das Almas, Belo Jardim, Brejo da Madre de Deus, Tacaimbó e Camocim de São Félix, no Agreste; além de Catende, Água Preta, Belém de Maria e Palmares, na Mata Sul. Renan Lima é formado em Relações Internacionais e mora em Caruaru. Ele é uma das pessoas que sentiu o abalo. "Foi o mais forte que já presenciei", contou ao G1.

Eduardo Menezes, sismólogo do Laboratório Sismológico (LabSis) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) (Foto: Paula Cavalcante/ G1)Sismólogo Eduardo Menezes monitorou área do epicentro do tremor de 3.8 de magnitude registrado no Agreste pernambucano (Foto: Paula Cavalcante/ G1)

Causa dos tremores
O sismólogo Eduardo Menezes esclareceu ao G1 que estes fenômenos fazem parte do mecanismo do planeta Terra. "Em determinados locais da Terra, os esforços ou forças que atuam no interior do planeta provocam movimentos nas rochas fazendo elas se moverem. É assim que se geram os tremores. Em alguns lugares [os abalos] são fortes e em outros, fracos. Às vezes os fenômenos nem chegam a ser observados", explicou.

Por Victor Simão - DA REDAÇÃO G1 CARUARU

 

—————

23/02/2016 21:19

HR de Salgueiro ganha UCI Neonatal

Imagem Ilustrativa 

O Hospital Regional Inácio de Sá, em Salgueiro, acaba de ser equipado com uma Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal (UCI Neonatal). A instituição é referência na região para várias cidades circunvizinhas precisou passar por um "upgrade" se é que assim podemos chamar, para poder receber os novos equipamentos. 

A nova UCI dispõe de equipamentos de última geração para melhor atender os novos pacientes. Segundo o passado pela Secretaria de Saúde do Estado, o novo local, com cinco leitos poderá realizar até 220 partos por mês, o que facilitará a agilidade no serviço de atendimento. A unidade conta com uma equipe multi função de 28 profissionais, sendo 14 deles Técnicos de Enfermagem, 7 enfermeiros obstetras e mais sete médicos neonatologistas.

A UCI é indicada para crianças com até 28 dias de nascimento  com médio risco de vida e que necessitam de atenção redobrada.

Por Victor Simão - DA REDAÇÃO SALGUEIRO NOTÍCIAS

—————

22/02/2016 21:51

Decisão do governo de Pernambuco vira piada nas redes sociais

Foto: Reprodução Facebook

Após decisão do governo do estado de Pernambuco em tornar o filho mais velho de Eduardo Campos, Chefe de Gabinete do governador Paulo Câmara internautas nas redes sociais fazem chacota com comentários denegrindo a imagem do estado.

Foto: Reprodução Facebook

A decisão foi tomada pelo governador de Pernambuco Paulo Câmara que resolveu ajudar o herdeiro do falecido com um emprego em nível estadual com salário de R$ 8.456,00. Isso virou motivo de piada nas redes sociais já que o desemprego no Brasil está em alta e vários internautas "resolveram se candidatar a vaga" com comentários do tipo: "Governador, agora sou um CAMPOS, quero chefiar um gabinete!" Veja na imagem ao lado.

Outras imagens foram mais agressivas com o povo pernambucano, como uma que dizia: 

-Mãe, quero ser chefe de gabinete!!! 

- Não senhor, vai estudar, tá pensando que aqui é Pernambuco é?

"Repudiamos comentários ofensivos como este, pois o povo pernambucano é um povo trabalhador, honesto e que cumpre com seus deveres sociais, e não somos culpados por decisões tomadas por governantes que queiram beneficiar família A ou B, nem que seja uma mera estratégia política."- Deivyson Barros

Por Deivyson Barros e Victor Simão - DA REDAÇÃO SALGUEIRO NOTÍCIAS

—————

22/02/2016 19:59

Salgueiro-PE: Dupla em motocicleta tenta assaltar estabelecimento no bairro Copo de Cristal

Por volta das 18h20 desse domingo (21), uma dupla em uma motocicleta tentou assaltar um estabelecimento comercial localizado na Rua 9, bairro Copo de Cristal, em Salgueiro-PE.

O dono do estabelecimento acionou a polícia que logo se fez presente no local para averiguar a ocorrênca de tentativa de assalto no endereço citado. A dupla segundo informações, após encostar a moto na frente do mercadinho adentraram no estabelecimento e se dirigiram em direção ao comerciante com as mãos na cintura, dando a entender que estavam armados, ao entrarem perceberam que havia outra pessoa no recinto além do proprietário, os criminosos desistiram e foram embora sem concluir o ato. 

Policiais do 8º BPM realizaram rondas nas redondezas com intuito de localizar e prender os criminosos, porém não lograram êxito na ação.

Por Victor Simão - DA REDAÇÃO SALGUEIRO NOTÍCIAS

 

—————

21/02/2016 18:47

Salgueiro vence o Central e segue firme na vice liderança do Pernambucano

Em jogo bem disputado neste domingo (21/02/2012) o Carcará do Sertão bateu a Patativa do Agreste no Cornélio de Barros pelo placar de 1 a 0. No primeiro tempo da partida o Salgueiro esteve melhor em campo mostrando as melhores chances de abrir o placar, porém o time não acertava nas finalizações o que rendeu ao time algumas vaias dos torcedores no fim do primeiro tempo.

No segundo tempo o Salgueiro voltou com outra pegada. Logo aos 50 segundos de jogo Cassio Ortega (10) faz um cruzamento para Piauí (11) que manda a bola para os fundos da rede fazendo a alegria dos torcedores do Salgueiro. O resto do jogo foi bastante movimentado, as equipes atacando de ambos os lados, sendo que o Salgueiro tinha as melhores chances de ampliar o placar, mas os atletas erravam nas finalizações. O Central também chegava na defesa tricolor, mas as finalizações da Patativa não conseguiram surpreender o goleiro Mondragon do Salgueiro.

É importante destacar que o técnico Sérgio China (Salgueiro) desta vez resolveu inovar. O mesmo colocou em campo um time mais ofensivo do que de costume misturando reservas e titulares. Essa vitória de hoje mostra a qualidade do time que ele tem em mãos e contraria os comentários de que ele é um técnico que "retranca" o time. O melhor atleta da partida sem duvidas foi o atacante Piauí (11), que não só nesse jogo mas em jogos anteriores vem demonstrando uma boa postura em campo. Essa boa atuação do conjunto que Sergio China tem em mão garante ao time a permanencia na segunda colocação do hexagonal do título do campenato pernambucano. Confira a tabela completa: 

 

P

J

V

Aproveitamento (%)

  Náutico

9

3

3

100

 Salgueiro

7

4

2

58.3

 América-PE

6

3

2

66.7

 Sport

6

4

2

50.0

 Santa Cruz

4

4

1

33.3

 Central

0

4

0

0.0


Campanha contra o Zika Virús

O Salgueiro mais uma vez fez a campanha "Salgueiro unido vai vencer a Zika", o propósito dessa campanha é fazer com que o torcedor leve ao estádio algum objeto que acumule água e que por ventura deixará de ser um possivel criador para o mosquito aedes aegipt. O torcedor comprou o ingresso para a arquibancada geral pelo preço de R$ 2,00 junto com qualquer objeto que acumule água, e para a arquibancada da sombra o preço era de R$ 4,00 junto com qualquer objeto que acumele água. Mesmo com essas promoções que a diretoria do time desenvolve, a presença do torcedor no estádio está sendo fraca, hoje 4214 pessoas compareceram ao estádio, gerando uma renda equivalente a R$6.690,00. O Salgueiro Notícias parabeniza a diretoria do time para que fortaleça ainda mais o combate contra o mosquito e proveitamos para convidar o torcedor para comparecer mais ao estádio para apoiar o Carcará nos campeonatos que disputa e que irá disputar ao longo do ano.
 
Por Deivyson Barros-Da Redação do Salgueiro Notícias

—————

21/02/2016 00:59

Escritor Umberto Eco morre aos 84 anos

Em sua extensa lista de obras estão títulos como "O Nome da Rosa" e "O Pêndulo de Foucault"; ele lutava contra um câncer

Umberto Eco fala sobre o seu livro Umberto Eco fala sobre o seu livro "Número Zero" em passagem recente pelo Brasil

Morreu na noite desta sexta-feira (19) o escritor, semiólogo e filólogo italiano Umberto Eco, de 84 anos. Segundo sua família, citada pelo jornal "La Repubblica", o falecimento ocorreu às 22h30 (horário local), em Milão, na própria residência do intelectual.

Eco nasceu em Alessandria, no Piemonte, em 5 de janeiro de 1932, e entre os seus maiores sucessos literários estão "O nome da rosa", de 1980, e "O pêndulo de Foucault", de 1988. Sua última obra, "Número zero", foi publicada no ano passado e fala sobre a redação imaginária de um jornal, com fortes referências à história política, jornalística e judiciária da Itália.

Além de romances de destaque internacional, o escritor também é autor de numerosos ensaios de semiótica, estética medieval, linguística e filosofia. Em 1988, fundou o Departamento de Comunicação da Universidade de San Marino. Desde 2008, era professor emérito e presidente da Escola Superior de Estudos Humanísticos da Universidade de Bolonha.

Recentemente, ao receber o título de doutor honoris causa em comunicação e cultura na Universidade de Turim, Eco havia feito duras críticas às redes sociais, dizendo que elas deram o direito à palavra a uma "legião de imbecis". "Normalmente, eles [os imbecis] eram imediatamente calados, mas agora eles têm o mesmo direito à palavra de um Prêmio Nobel", dissera o intelectual.

Segundo o italiano, a TV já havia colocado o "idiota da aldeia" em um patamar no qual ele se sentia superior. "O drama da Internet é que ela promoveu o idiota da aldeia a portador da verdade", acrescentara. Uma de suas frases mais famosas é: "Quem não lê, aos 70 anos terá vivido só uma vida. Quem lê, terá vivido 5 mil anos. A leitura é uma imortalidade de trás para frente".

Por Victor Simão - DA REDAÇÃO "GENTE"

 

—————

21/02/2016 00:54

Horário de verão termina à 0h deste domingo

À 0h de domingo, os relógios deverão ser atrasados em uma hora para marcar 23h; medida se aplica para 11 Estados e DF

A implantação do horário de verão economiza cerca de 2.610 MW e mais de R$ 7 bilhõesA implantação do horário de verão economiza cerca de 2.610 MW e mais de R$ 7 bilhões
 

O horário de verão, que teve início em outubro, termina neste domingo (21). Os relógios deverão ser atrasados em uma hora a partir da 0h de domingo. Quando for 0h, os relógios devem ser ajustados para marcarem 23h. 11 Estados — São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul — mais Distrito Federal deverão ajustar os ponteiros.

Segundo informações do Ministério de Minas e Energia, a medida poupa cerca de 2.610 MW, o que representa uma economia de mais de R$ 7 bilhões. O horário de verão foi implantado na década de 1930, durante o governo Getúlio Vargas.

Aeroportos

Nos aeroportos operados pela Infraero, os relógios funcionarão de acordo com o decreto que institui o horário de verão. Isso significa que os relógios nos aeroportos também serão atrasados e os voos seguem esta programação. A Infraero orienta que, em caso de dúvida, os passageiros devem procurar as companhias aéreas.

Metrôs e trens em São Paulo

O Metrô estenderá seu horário de funcionamento na madrugada de sábado para domingo em razão do fim do horário de verão. Os passageiros poderão embarcar até a 1h do novo horário (2h do horário antigo). Na CPTM, a rede irá operar uma hora a mais e os passageiros poderão embarcar até a 1h de domingo (21) no novo horário. No domingo, as estações reabrem normalmente, às 4h.

Terminais rodoviários

Nos terminais rodoviários Barra Funda, Jabaquara e Tietê há uma programação especial para o fim do horário de verão. Os ônibus com partidas programadas até as 23h59 de sábado (20) sairão seguindo o horário antigo. Na sequência, as operações serão paralisadas por 60 minutos. As partidas serão retomadas a partir das 0h de domingo (21), no novo horário. 

Por Victor Simão - DA REDAÇÃO ÚLTIMO SEGUNDO 

—————

20/02/2016 22:13

São José do Belmonte: Mototaxista é assassinado a tiros

Foto: Da redação Belmonte Diário

Na noite de hoje(20), por volta das 18h30, um mototaxista foi assasinado em São José do Belmonte, na Vila Carolina. A vítima, identificada como Manoel Pereira de Souza, conhecido como "Netinho Mototaxi" foi morto a tiros de arma de fogo por dois elementos que o seguiam em uma outra motocicleta. Os criminosos atiraram nas costas de Manoel que não resistiu aos ferimentos e acabou vindo a óbito.

A Polícia Militar efetuou diligências pelas proximidades no intuito de localizar e prender os criminosos, porém não lograram êxito na ação.

Por Victor Simão - DA REDAÇÃO SALGUEIRO NOTÍCIAS

—————

20/02/2016 00:49

Salgueiro 2 X 0 ABC: Carcará assume a liderança do grupo A.

Salgueiro 2 X 0 ABC: Carcará assume a liderança do grupo A.

Vitória consistente do Salgueiro acende luz de alerta no ABC, que passou de sofrer uma goleada histórica.

Uma das gratas surpresas neste início de competição, o Carcará assumiu a liderança do Grupo A. Com quatro pontos, o Salgueiro leva vantagem sobre o Campinense no saldo de gols (2 contra 1). Enquanto isso, o Mais Querido amargou seu quarto jogo sem vencer na temporada e despencou para a lanterna, com apenas um ponto.

Apontado pelos torcedores alvinegros como o principal culpado pelo péssimo início de temporada do clube, Narciso já vem balançando no cargo a algum tempo e a derrota no Sertão de Pernambuco pode ter sido a gota d’água. Especulado no XV de Piracicaba, o treinador deve ter sua saída sacramentada nesta sexta-feira.

GOL RELÂMPAGO E APAGÃO
Com o apoio da torcida e apostando na fragilidade emocional do adversário, o Salgueiro precisou de apenas cinco minutos para abrir o placar. Marcos Tamandaré cruzou na segunda trave e Piauí acertou um bonito chute de primeira, encobrindo o goleiro Vaná. Logo depois, os refletores do Estádio Cornélio de Barros se apagaram e a partida ficou 26 minutos paralisada.

O apagão fez bem ao ABC, que voltou mais ligado e pressionando o Salgueiro no campo de ataque. Em dois lançamentos nas costas da zaga, Alemão só não conseguiu empatar porque o goleiro Mondragon atuou como líbero e aliviou o perigo. O Carcará sentiu demais a paralisação da partida e não conseguia trocar mais de três passes.

Em busca do gol, o Mais Querido criou sua melhor oportunidade já nos acréscimos. Alemão recebeu na entrada da área, cortou dois zagueiros e bateu rasteiro no canto de Mondragon, que se esticou todo e espalmou para escanteio.

FECHOU O CAIXÃO
No primeiro lance do segundo tempo, Cássio foi para cima do zagueiro e caiu após perder a bola. A torcida pediu pênalti nas arquibancadas do Cornélio de Barros, mas a arbitragem mandou o lance seguir. Depois de ter terminado o primeiro tempo pressionando o Salgueiro, o ABC não conseguiu manter a pegada na volta do intervalo e dava muitos espaços para o adversário.

Aos 13 minutos, Moreilândia fez boa jogada individual e finalizou rasteiro, mas a bola passou perto da trave de Vaná. Na sequência, Anderson Lessa aproveitou um buraco na defesa adversária e chutou para segura defesa do goleiro alvinegro. Muito superior em campo, o Carcará ampliou e liquidou o jogo aos 19.

Jeferson Berguer aproveitou rebote de Vaná e cabeceou para o gol aberto, marcando o segundo dos donos da casa. Na sequência, Anderson Lessa chutou e o goleiro defendeu em dois tempos. A resposta do ABC veio com Alemão, mas o atacante bateu muito fraco e facilitou a vida de Mondragon. Nos minutos finais, quase o Salgueiro ampliou em finalização de Moreilândia, defendida por Vaná. Cássio Ortega ainda teve tempo de acertar a trave e Ranieri chutou com muito perigo, mas a bola foi para fora.

Foi a primeira vitória do Salgueiro sobre o ABC na história do confronto.

PRÓXIMOS JOGOS
O ABC volta a campo na próxima quarta-feira, contra o Imperatriz, às 19h30, no Estádio Frasqueirão, em Natal, pela terceira rodada. Na quinta, o Salgueiro vai até Campina Grande fazer o duelo dos líderes diante do Campinense, às 19 horas, no Amigão.

Por Victor Simão - DA REDAÇÃO BLOG DO DARLANDO BARROS

—————